ELES APOSTARAM EM UMA IDEIA

Número de empresas abertas por microempreendedores individuais bate recorde em 2017. Empresários já planejam expansão e criação de novos produtos neste ano

Por Bernardo Costa

Burger Mania
Burger Mania -

Lincoln Fidelis, militar aposentado da Marinha, sempre gostou de organizar eventos. Ele é um dos fundadores do grupo de pelada Delca Esporte e Lazer, que desde 1998 se reúne para partidas de futebol na Praça Manet, em Del Castilho, aos sábados. A ideia para o próprio negócio surgiu durante o tradicional churrasco após o jogo. Cansados de enfrentar fila no mercado toda semana, ele e o amigo Dirceu Saraiva decidiram trazer os alimentos prontos. Surgiu a empresa Churrasco Express. O cliente liga e eles levam os kits: carne, linguiça, frango e coração, além de pão de alho, sal grosso, carvão e acendedor. O comprador só precisa comandar a churrasqueira.

Ele e o sócio Dirceu Saraiva, também aposentado da Marinha, representam um grupo de brasileiros que só cresce. Segundo dados divulgados em dezembro pela Serasa Experian, de janeiro a outubro do ano passado o número de microempreendedores individuais bateu recorde. Foram 1,5 milhão de novos CNPJs, o maior patamar já registrado desde 2010, quando foi instituído o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. "Foi na resenha do futebol que tivemos a ideia. Está gostoso de fazer, está dando prazer. As pessoas também estão gostando. Todo mundo que pediu, pede de novo", diz Lincoln, que vê o número de clientes dobrar a cada mês desde que abriu a Churrasco Express, em julho.

ESPETINHO NO FOOD TRUCK

Marcos Lopes e a mulher Melissa Munhoz também decidiram apostar na própria ideia. Eles criaram o Espeto Chic, food truck de churrasquinho na garagem de um imóvel na Rua Almirante João Cândido Brasil, na Tijuca. O negócio bombou no ano passado. O mesmo aconteceu com Edy Argolo, que inaugurou a Burger Mania no Jardim Catarina, em São Gonçalo, em outubro. A lanchonete é especializada em hambúrgueres artesanais. Diante da boa aceitação dos moradores, ele prepara novidades. "Além do açaí, que foi um pedido dos clientes, vamos lançar a Barca de Hambúrguer, com dois hambúrgueres, batata frita turbinada com calabresa e cheddar e anéis de cebola frita", diz Edy.

Na Tijuca, o Espeto Chic também tem planos para este ano. "Temos espaço para 40 pessoas sentadas, mas o número de clientes não para de aumentar. Estamos pensando em mudar para um local maior", diz Melissa.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Burger Mania Divulgação
Lincoln e Dirceu atendem em cerca de 20 bairros. Eles levam o kit, que tem até saco de carvão FOTOS Divulgação
Burger Mania é o empreendimento de Edy Argolo em São Gonçalo Divulgação
O Espeto Chic, do casal Marcos e Melissa, funciona em um food truck Divulgação
Lincoln e Dirceu preparam os produtos para entrega: sócios tiveram a ideia do Churrasco Express durante as peladas dos amigos Divulgação

Comentários