Sombra e filtro solar

Por Gabriella Albuquerque Sociedade Brasileira de Dermatologia

Gabriella Albuquerque, dermatologista
Gabriella Albuquerque, dermatologista - Divulgação

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Todos os anos, somente no mês de dezembro, surgem 176 mil casos da doença no país. No entanto, felizmente, ele apresenta altos percentuais de cura, se for detectado cedo.

Com a chegada do verão, é importante estimular a população a cuidar da pele, criando hábitos que durem o resto do ano. É justamente por isso que foi desenvolvida a ação do Dezembro Laranja, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para que as pessoas investiguem o câncer de pele de forma precoce e se conscientizem quanto aos cuidados, com medidas fotoprotetoras, ou seja, que incluem o contato com a luz solar.

As medidas de prevenção vão muito além do uso do filtro solar e incluem permanecer em áreas de sombra, frequentar o sol antes das dez da manhã e após as quatro da tarde, usar acessórios com proteção ultravioleta, como roupas, óculos e chapéus. O tipo de tecido e roupa utilizados durante a exposição à luz ultravioleta, além da constante procura por lugares com sombra, são fundamentais para uma pele saudável. Além disso, fazer o exame físico de seus sinais a cada seis meses, em especial dos indivíduos com muitos sinais ou aqueles que são ruivos ou de pele muito clara. Porém, independentemente das características da pele, fique atento a sinais recentes ou mesmo sinais antigos que mudam de cor ou forma, que crescem de repente ou que apresentem sangramentos ocasionais.

É importante fazer esse alerta, pois vivemos em uma cidade com alto índice de radiação ultravioleta. Por isso, devemos conscientizar a população de que o sol aumenta muito a chance de desenvolver câncer de pele. Aqueles indivíduos que exercem seu trabalho em áreas expostas ou que frequentam o sol em excesso durante o lazer devem ter atenção redobrada. A campanha do Dezembro Laranja visa a conscientizar esta população de que o exame físico deve ser feito de forma regular e de que a prevenção da exposição solar na pele deve ser diária, com acompanhamento médico frequente.

Então, não se assuste: adotando hábitos saudáveis e procurando acompanhamento médico anual, é possível manter a pele saudável o ano todo.

Comentários

Últimas de Opinião