Maricá participa de Congresso Mundial de cidades inteligentes

Município mostrou projeto de parque tecnológico em evento, no mês passado, em Barcelona

Por O Dia

Parcerias vão permitir que o projeto se desenvolva com articulações internacionais
Parcerias vão permitir que o projeto se desenvolva com articulações internacionais - Divulgação

Oprojeto de implantação do Parque Tecnológico em Maricá está mais próximo de acontecer. Entre os dias 14 e 16 de novembro, Maricá participou do Congresso Mundial Smart City Expo (SCEWC) de 2017, em Barcelona, representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Alan Novais, e os diretores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Tiago de Paula e Carlos Eduardo Guimarães. O congresso é o principal evento internacional que discute cidades inteligentes e reuniu 700 municípios de mais de 120 países. Os expositores puderam também conhecer o projeto do Parque Tecnológico de Maricá, que foi apresentado à Câmara de Comércio da Catalunha.

"Apresentamos a representantes de cidades do mundo inteiro o Parque Tecnológico que será construído em Maricá. Essa é uma oportunidade de permitir que as cidades inteligentes tenham mais acesso às novas tecnologias", afirma Alan. "Nosso objetivo é facilitar a vida dos moradores no que diz respeito ao acesso a informações. A pessoa já sai de casa sabendo onde vai encontrar determinado tipo de atendimento. E, por isso, é importante a participação de Maricá nesse tipo de evento porque o mundo está se tornando ainda mais interdependente e as cidades precisam trabalhar em conjunto para lidar com esses desafios comuns", explica Alan Novais.

Dois encontros com o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e diretor da Lá Salle, Josep Miquel Piqué, permitiram a celebração de um acordo de cooperação para modelagem, implantação e gestão do Parque Tecnológico de Maricá.

"Tivemos dois encontros com JM Pique, em Barcelona, um na Tech Nova Uni La Salle onde ele apresentou o conceito de universidade e da formação empreendedora em todos os níveis de ensino e como se dá o processo de desenvolvimento de novas empresas de inovação e sua relação com as grandes empresas. E outro encontro na @22, um distrito de inovação, que congrega no mesmo bairro moradias, empresas de base tecnológica e universidades", afirma Tiago de Paula, diretor da Codemar.

Também foi iniciado o processo de filiação de Maricá à Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP). As parcerias vão permitir que o Parque Tecnológico de Maricá já nasça bem articulado internacionalmente.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro