Rio mais inclusivo com a Cidade PCD

Mais de 11 mil pessoas marcaram presença nos três dias da feira para Pessoas com Deficiência

Por BRUNNA CONDINI

Maior feira para pessoas com deficiencia fisica ,Severino Silva Agencia ODia
Maior feira para pessoas com deficiencia fisica ,Severino Silva Agencia ODia - Severino Silva

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os jogadores do Power Soccer, futebol em cadeira de rodas motorizada, foram a sensação do encerramento da Feira Cidade PcD 2017 ontem. Nos três dias de evento, mais de 11 mil pessoas marcaram presença. A festa terminou em ritmo de Carnaval com o Bloco Senta Que Eu Empurro, conhecido na folia carioca pelos desfiles inclusivos.

Lucas Neves, de 23 anos, é o capitão do time do Clube Novo Ser, o primeiro de Power Soccer da América Latina, tetra-campeão brasileiro. O paratleta, que também é capitão da Seleção Brasileira, afirma que o esporte mudou sua vida. "Pratico há seis anos, antes quase não me comunicava, tinha vergonha da minha voz", contou o capitão, que possui paralisia cerebral. O Power Soccer é indicado para pessoas com pouca mobilidade.

A modalidade existe há 30 anos, mas começou no Brasil há seis. Rosana Castro, 59, técnica do time e da Seleção, conta que o esporte foi transformador para os meninos que giram suas cadeiras em até 10km/h. "Eles saem de casa, criam uma rotina, fortalecem a confiança, se reinventam".

O bailado também invadiu a feira com o Projeto Carioca Sobre Rodas, da Escola Carioca de Dança. O ponto alto foi a dança de salão com a bailarina Natália Figueiredo, 31, e o aluno Eduardo Justo, 31, que tem paralisia cerebral. Ele dança desde os 12 anos e sonha em ser professor da modalidade. "O Edu tem uma entrega incrível", elogiou a professora. O evento contou ainda com show do comediante Jefferson Farias (que possui deficiência visual) e desfile com 60 modelos de moda inclusiva.

A próxima edição da Feira Cidade PcD, que foi realizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, será de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2018.

Galeria de Fotos

O Power Soccer, que é praticado no país há seis anos, foi uma das atrações do último dia do evento fotos Severino Silva
Maior feira para pessoas com deficiencia fisica na Foto Anderson Lopes da Andef,Severino Silva Agencia O Dia Severino Silva
Maior feira para pessoas com deficiencia fisica ,Severino Silva Agencia ODia Severino Silva

Comentários