Viaje seguro

Em janeiro, nas férias escolares, famílias estão nas estradas, de carro. Confira as orientações para que o lazer não vire problema

Por O Dia

18/11/2017 - AGÊNCIA DE NOTîCIA - PARCEIRO - Grande movimentação de carros na Ponte Rio-Niterói, na região metropolitana do Rio,  no sentido Região dos Lagos, nesta sábado (18), para o feriado do Dia da Consciência Negra na segunda-feira
18/11/2017 - AGÊNCIA DE NOTîCIA - PARCEIRO - Grande movimentação de carros na Ponte Rio-Niterói, na região metropolitana do Rio, no sentido Região dos Lagos, nesta sábado (18), para o feriado do Dia da Consciência Negra na segunda-feira - Clever Felix/Parceiro/Agência O Dia

Depois do fim do ano, janeiro segue marcado pela maior presença de veículos nas rodovias brasileiras, famílias que viajam em razão das férias escolares. Quem obedece à manutenção preventiva do automóvel corre menos risco de ficar pelo caminho. Antes de pegar a estrada, contudo, o proprietário do veículo deve revisar itens básicos relacionados à mecânica e à parte elétrica do carro.

Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), diz que toda a verificação preventiva deve analisar a situação dos pneus, sistemas de suspensão e de freio, se estendendo para itens ligados ao funcionamento do motor, como óleo lubrificante, sistema de arrefecimento, correias e tensionadores.

O especialista elaborou uma checagem de itens que pode ser feita em casa: pressão dos pneus, altura do facho do farol, nível de óleo, água no reservatório do sistema de arrefecimento e correias, para identificar ressecamento. Há também as palhetas limpadoras do para-brisa, que também podem ressecar. E, caso estejam quebradiças, devem ser substituídas.

Pneus

É necessário verificar a pressão dos pneus. O estepe também precisa estar calibrado para uma eventual necessidade de utilizá-lo, em alguma eventualidade. Avalie, também, se há desgaste ou danos. Com isso, será visível reconhecer se os pneus estão carecas. Essa avaliação pode ser feita com o auxílio do marcador de referência 'TWI' (Tread Wear Indicator) presente em todo pneu, que aponta o limite de desgaste da banda de rodagem e dos sulcos. Uma vez atingido, faça a substituição dos componentes afetado.

Troca do pneu

É importante conferir se o triângulo, macaco, chave de roda e estepe estão em conformidade, conforme descrito no manual do veículo. Além disso, certifique-se de que o macaco esteja funcionando adequadamente. Inspecione o triângulo e observe se o seu sistema para deixá-lo de pé está em boas condições, necessário na hora de indicar que está enguiçado e proporcionar segurança. A chave de roda também é um item muito importante, que deve sempre estar presente no veículo.

Iluminação

Cheque o funcionamento de todas as lâmpadas do veículo: faróis (baixo e alto), lanternas (dianteira e traseira), luzes de freio, de seta e pisca-alerta. Não se esqueça de verificar também a luz que ilumina a placa do veículo.

Freio

Veja o nível de fluido de freio no reservatório. Caso esteja muito abaixo da marcação máxima, confira se não há vazamento no sistema. Aproveite para identificar se o veículo apresenta algum problema durante as frenagens, como trepidações, inoperância no freio ou ruídos. Se houver algo assim, leve o veículo para uma oficina especializada. 

Correias

Verifique se as correias estão com ressecamentos ou danos. Se houver algum desses problemas, faça a substituição. 

Óleo e água do motor

Com o veículo parado no plano e com o motor desligado, verifique o nível de óleo do motor. Caso esteja baixo, complete até a marcação máxima da vareta, sempre com o óleo especificado pela montadora. Aproveite o veículo no plano e verifique também o nível de água no sistema de arrefecimento. Caso necessário, complete até a marcação máxima contida no vaso de expansão.

Limpador do para-brisa

Verifique se as palhetas apresentam desgaste ou ressecamento. Se houver, faça a substituição por palhetas novas. E não se esqueça de verificar a água do limpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.

Não esquecer

Certifique-se de que está com posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a documentação do veículo, ambos em dia. Todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança, inclusive nos bancos de trás. Transporte objetos de preferência no porta-malas e nunca obstrua o campo de visão do motorista com malas ou outros itens. Planeje sua viagem, programando paradas para descanso e abastecimento.

Galeria de Fotos

18/11/2017 - AGÊNCIA DE NOTîCIA - PARCEIRO - Grande movimentação de carros na Ponte Rio-Niterói, na região metropolitana do Rio, no sentido Região dos Lagos, nesta sábado (18), para o feriado do Dia da Consciência Negra na segunda-feira Clever Felix/Parceiro/Agência O Dia
Manutenção preventiva do automóvel evita aqueles problemas inesperados Divulgação
O mês de janeiro é de estradas cheias de carros, com as famílias viajando. Faça sempre uma revisão no veículo para não enguiçar no caminho CLEVER FÉLIX / PARCEIRO O DIA

Comentários

Últimas de Automania