A meteorologia avisou: o verão será chuvoso. Os órgãos da saúde pública já emitiram alerta: há risco de epidemia de dengue, chikungunya e zika porque a reprodução do Aedes aegypti depende do calor e as larvas do inseto da água para se desenvolver. Os pets não pegam essas doenças, mas o mosquito é o mesmo que transmite a dirofilariose, a doença do 'verme do coração'. A veterinária e gerente de clínicas da Petz, Karina Mussolino, explica que o parasita é transmitido pela picada do mosquito, que se aloja no coração.
Minha Valentina tem, mas ela está ótima e respondendo bem ao tratamento. Porém, a doença reduz a expectativa de vida, pode deixar sequelas e até matar por insuficiência cardíaca aguda. Apatia, tosse, falta de ar, perda de peso, cansaço e dificuldade para se exercitar são alguns dos sinais da dirofilariose. A incidência da doença maior é em regiões litorâneas.
Os mosquitos Culex e Anopheles infectados também transmitem a doença. O tratamento deve ser indicado pelo veterinário e poder ser feito com remédios ou vacina. O problema pode ser descoberto pelo exame de sangue e o diagnóstico precoce aumenta a chance de recuperação, mas a prevenção é sempre o melhor remédio. Então, nada de potinhos com água pela casa.
Comentários