FILÁRIA. Risco da doença aumenta no verãoReprodução Internet
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
Publicado 14/01/2018 21:28 | Atualizado 27/04/2018 09:57

A meteorologia avisou: o verão será chuvoso. Os órgãos da saúde pública já emitiram alerta: há risco de epidemia de dengue, chikungunya e zika porque a reprodução do Aedes aegypti depende do calor e as larvas do inseto da água para se desenvolver. Os pets não pegam essas doenças, mas o mosquito é o mesmo que transmite a dirofilariose, a doença do 'verme do coração'. A veterinária e gerente de clínicas da Petz, Karina Mussolino, explica que o parasita é transmitido pela picada do mosquito, que se aloja no coração.

Minha Valentina tem, mas ela está ótima e respondendo bem ao tratamento. Porém, a doença reduz a expectativa de vida, pode deixar sequelas e até matar por insuficiência cardíaca aguda. Apatia, tosse, falta de ar, perda de peso, cansaço e dificuldade para se exercitar são alguns dos sinais da dirofilariose. A incidência da doença maior é em regiões litorâneas.

Os mosquitos Culex e Anopheles infectados também transmitem a doença. O tratamento deve ser indicado pelo veterinário e poder ser feito com remédios ou vacina. O problema pode ser descoberto pelo exame de sangue e o diagnóstico precoce aumenta a chance de recuperação, mas a prevenção é sempre o melhor remédio. Então, nada de potinhos com água pela casa.

VOLTA ÀS AULAS COM SEU MELHOR AMIGO
Mochila. Material escola de volta às aulasDivulgação
Publicidade
TOCA DO BICHO FAZ HOJE FEIRA DE ADOÇÃO
INSCRIÇÃO ABERTA PARA CURSO NO CRMV-RJ
Publicidade
ME LEVA?
Coluna, É o Bicho, Pérola.Divulgação
DIVERSÃO.
Publicidade
De hoje até o proximo dia 28, o Pet Louge, no Shopping Fashion Mall, espaço fixo exclusivo para os pets, tem programação especial gratuita nos finais de semana, a cada 15 dias. O shopping fica na Estrada da Gávea 899, em São Conrado.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias