Por
Publicado 26/01/2018 03:00

Por mais animado que você esteja com a possibilidade de participar de um consórcio, é bom ficar atento e tomar cuidado para que o sonho não vire pesadelo. O consórcio é vantajoso porque, geralmente, sua taxa de administração é mais baixa do que os juros cobrados no financiamento bancário, apresenta parcelas com valores mais flexíveis e não é necessário pagar a entrada para dar início aos pagamentos. Por outro lado, você pode ter que esperar um pouco mais para adquirir o bem desejado, pois no consórcio você consegue utilizar a carta de crédito apenas quando é contemplado.

A contemplação pode ser por sorteio ou lance, que é a antecipação de parcelas. Tenha cuidado ao escolher a administradora do consórcio. Certifique-se de que ela esteja registrada no Banco Central, evitando que você participe de consórcios inexistentes ou fraudulentos. Verifique o prazo de duração do consórcio, que varia de acordo com o bem. Para automóveis, por exemplo, o prazo é de 50 a 100 meses, enquanto para imóveis, pode durar até 180 meses.

 

SEMPRE PRESENTE
Publicidade
REPASSE DE DADOS
CONTROLE REMOTO
Publicidade
CELULAR COM DEFEITO
DÚVIDAS FREQUENTES
Publicidade
No início do ano temos muitas despesas, muito mais aqueles que têm filhos em idade escolar, pois precisam adquirir materiais pedagógicos, a famosa lista de material escolar. Entretanto, fique atento, pois nem tudo que está sendo pedido é de sua responsabilidade. Você não deve arcar, por exemplo, com materiais de uso coletivo, como grandes quantidades de papel (mais de 500 folhas), grampos, tonner para impressora, fitas adesivas, medicamentos e produtos de higiene e limpeza, pois esses estão incluídos na mensalidade. Além disso, a escola não pode exigir marcas ou locais específicos para compra dos materiais ou uniforme, nem que estes sejam adquiridos exclusivamente na escola, ou ainda, cobrar uma taxa. A exceção para o produto ser vendido na escola é se ele não existe no comércio. Fora destes casos, as exigências são consideradas práticas abusivas e expressamente proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Se você tiver dúvida sobre a necessidade da quantidade solicitada de um produto ou sua finalidade, exerça seus direitos e solicite esclarecimentos da escola.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias