Saiba avaliar se a mensagem de texto é segura

Por O Dia

Normalmente as mensagens que vêm com "algum brinde", além de pedir que encaminhe para conhecidos, clicar em um link para obter vantagem, também costumam ter os seguintes problemas: erros ortográficos ou gramaticais; pedem que encaminhe número de telefone, cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário e senhas; além de pedir que a vítima clique em um link específico e ative um novo recurso.

A orientação do próprio WhatsApp é para, quando receber uma mensagem de um número desconhecido (ou ainda não cadastrado na sua agenda), reportar este mesmo número como spam diretamente no aplicativo, segundo informações do site TechTudo.

No caso de receber uma mensagem de spam de um de seus amigos ou familiares, a orientação ao aplicativo é: apagar a mensagem, não clicar em nenhum link e não fornecer nenhuma informação pessoal. "Informe ao seu contato que o conteúdo da mensagem que ele enviou para você é, na verdade, spam e o direcione para a página de segurança (faq.whatsapp.com)", completa.

Mesmo incentivando o usuário a enviar o conteúdo de correntes ao suporte, o WhatsApp não possui uma política clara do que faz com as denúncias depois que elas são enviadas ao app, informa o TechTudo. "Tenha em mente que, geralmente, nós não possuímos o conteúdo da mensagem disponível para nós, justamente para garantir a segurança e confidencialidade de suas mensagens", diz o documento do FAQ.

O WhatsApp informou que todas as solicitações são analisadas, inclusive por pessoas que falam português. Ainda segundo a empresa, o WhatsApp também pode banir temporária ou definitivamente um usuário e essa análise é feita caso a caso. Caso isso ocorra, o usuário verá a seguinte mensagem: "O seu número de telefone está proibido de usar o WhatsApp. Entre em contato com suporte para obter ajuda".

Comentários

Últimas de Economia