POPULAÇÃO EM CRESCIMENTO

Por

AS AULAS

As aulas ocorreram de segunda a sexta-feira à tarde. E aos sábados, pelas manhãs.

MAIS IDOSOS

Os idosos são a faixa etária que mais crescerá nos próximos anos, segundo as projeções feitas pelo IBGE para o Brasil. A entidade estima que essa população represente 23% dos brasileiros em 2030. Hoje, o índice é de 12%, o equivalente a 23 milhões de pessoas.

QUALIDADE DE VIDA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera que os mais experientes tripliquem de número em 2050. "Estamos lidando pela primeira vez na história com o envelhecimento sadio da população. Por isso, esse projeto é fundamental para criar expectativas para as pessoas depois da aposentadoria. Muito ao contrário do que se imagina, ainda é tempo para aprender", conta Maria Fernanda Leal, gerente de parceiras da Centrape.

HOMENS SÃO MINORIA

Existe um outro fenômeno nesses cursos para a terceira idade: a falta da presença de homens. Alexandre Augusto, que ficou viúvo há seis anos, faz parte desse grupo, participando das aulas de canto e dança. "A vida muda, não é porque tenho 76 anos que não posso aprender algo novo e conquistar novas amizades. A vida é isso mesmo. Cada dia podemos mudar o nosso rumo, basta querer", disse.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários