cenário global

Por O Dia

OTIMISMO NO MUNDO

O estudo avaliou a expectativa dos empresários para os 12 meses de 2018. A média de expectativa global ficou em 58%. Na comparação com o levantamento anterior, referente ao terceiro trimestre de 2017, houve aumento de nove pontos percentuais.

ABAIXO DA MÉDIA

Apesar de ter avançado no índice, o Brasil está abaixo da média global, de 58%. Os três países que registraram maior índice de empresários otimistas foram Indonésia (100%), Finlândia (96%) e Holanda (92%). Grécia (-10%), Turquia (-10%) e África do Sul (-18%) ficaram nas últimas posições do ranking.

INDICADORES

Durante a pesquisa, empresários responderam questões relacionadas a Receita, Incerteza Econômica, Empregabilidade, Rentabilidade, Preço de Venda, Custos de Energia, Burocracia, Pesquisa & Desenvolvimento, Crescimento Salarial, Escassez de Talentos e Exportação.

SETORES NA PONTA

Infraestrutura, Tecnologia, Educação, Agronegócio e Saúde são setores da economia nacional com alto potencial de crescimento, de acordo com a avaliação de Daniel Maranhão, sócio da área de auditoria da Grant Thornton, responsável pela pesquisa.

Comentários