Especialista dá dica para organizar o material didático e deixar o quarto de estudos decorado e funcional

Mesas, escrivaninhas e cadeiras precisam ser confortáveis e, ao mesmo tempo, contribuir para o ambiente

Por O Dia

casa
casa - fotos divulgação

Rio - As aulas estão prestes a começar e o momento pode ser favorável para repaginar e organizar o cantinho de estudo. Mesas, escrivaninhas e cadeiras precisam ser confortáveis e, ao mesmo tempo, contribuir para o ambiente ficar mais bonito e funcional. Além disso, investir em acessórios decorativos para organizar livros, cadernos e lápis facilita a procura e evita que eles se percam.

A Tok&Stok, por exemplo, acaba de lançar duas coleções da campanha 'Volta às Aulas'. São produtos para decorar e facilitar o dia a dia de quem estuda. Na Etna também há vários produtos, desde móveis até peças como porta-lápis e painel de recados. Na Bododo, o destaque é para a escrivaninha Nórdica assinada pela designer Simone Tourini. Ela é feita em eucalipto maciço e tampo em fórmica branca ou cinza. Em vez de gaveta na parte inferior do tampo, ela tem um apoio aberto para livros, cadernos ou revistas.

Na Carioca de Cor, são muitas as opções para decorar o espaço de estudo. Entre elas, o kit de livros-caixa com estampa zig zag, o estolo 'Flags of the World' e a pasta organizadora sanfonada Paris, da Punch Studio.

Com tudo decorado, que tal umas dicas para deixar o local em ordem durante o ano? A personal organizer Elisabete Knupp, da Secretária.com, reforça a importância de ter um ambiente de estudos. "Criar um cantinho para guardar material escolar é muito válido, pois isso evita que as coisas fiquem espalhadas pela casa. É importante que as crianças tenham seu espaço", afirma.

Para facilitar a visualização, a personal sugere um código de cores. "Se o livro de matemática é verde, compre um caderno com capa verde. Isso agiliza na hora de pegar o material. Também é interessante ensinar a criança a guardar o livro e caderno da mesma matéria juntos. Assim, na hora de preparar o material, ele estará agrupado por assunto", diz.

Colocar um mural para fixar bilhetes dos professores e calendários de provas é importante para não esquecer dos compromissos e ainda ajuda na decoração.

Depois da época de provas e trabalhos, a papelada pode ficar espalhada pela casa. A solução para evitar o problema, recomenda Elisabete, é ter uma pasta para cada tipo de material. "Isso facilita na hora de estudar, pois é só pegar a pasta de provas e fazer uma revisão. Já para os trabalhinhos e desenhos dos pequenos, uma sugestão é também guardá-los em pastas, assinalando a data em que o desenho foi feito. N fim do ano, eles podem ser arquivados como recordação", orienta.

Comentários