Coreia do Norte concorda em participar de Jogos na Coreia do Sul

Esta é a primeira vez que representantes dos dois países dialogam de maneira oficial. Prática de reunião das famílias separadas pela guerra também foi proposta no encontro diplomático

Por Estadão Conteúdo

Líderes de Coreia do Sul e Coreia do Norte se reuniram nesta terça em Panmunjom, na divisa entre os países
Líderes de Coreia do Sul e Coreia do Norte se reuniram nesta terça em Panmunjom, na divisa entre os países - AFP

Seul - O vice-ministro da Unificação da Coreia do Sul, Chun Hae-sung, informou nesta terça-feira, que a Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação para os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados na sul-coreana Pyeongchang no mês que vem. A decisão foi o primeiro resultado do encontro diplomático entre os dois países iniciado nesta terça-feira no vilarejo de Panmunjom, na área desmilitarizada da fronteira. É a primeira vez em dois anos que representantes dos dois países dialogam oficialmente.

A delegação da Coreia do Norte para Pyeongchang vai incluir atletas, dirigentes, torcedores e jornalistas, segundo Chun. A Coreia do Sul propôs ainda que atletas dos dois países entrem juntos nas cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.

O vice-ministro sul-coreano informou também que foi proposta a retomada da prática de reunião temporária das famílias separadas pela guerra entre os países, que terminou formalmente em 1953, mas como até hoje não houve um acordo de paz, ele é considerado suspenso.

Comentários

Últimas de Mundo & Ciência