Festa para comemorar 516 anos

Para celebrar data histórica, cidade de Angra dos Reis terá missa comemorativa e programação com atividades culturais e esportivas nos dias 5 e 6 de janeiro

Por LUIZ ALMEIDA

São 365 ilhas e, entre elas, a Ilha Grande, com praias deslumbrantes
São 365 ilhas e, entre elas, a Ilha Grande, com praias deslumbrantes - DIVULGAÇÃO/VISITRIO

Angra dos Reis se prepara para festejar em grande estilo 516 anos de existência aniversário é no próximo sábado, 6 de janeiro. Na programação haverá missa comemorativa, apresentações musicais e competições esportivas, entre outras atividades. A festa vai ser realizada nos dias 5 e 6.

Entre as atividades culturais, as apresentações das tradicionais Folia de Reis do Quilombo e Folia Estrela Guia. Também vão se apresentar durante a festa de aniversário da cidade a Banda do Colégio Naval e o quinteto de metais Quinto Sonido.  

Além dos shows musicais, a festa de 516 anos também vai contemplar atividades esportivas. Entre elas, a Corrida de Santos Reis, com largada e chegada em frente à Secretaria de Educação, na Rua Álvaro Pessoa. Haverá ainda o Torneio de Basquete Street 3 x 3, que está previsto para acontecer na quadra de esportes do Aterro do São Bento.

A festa de Angra dos Reis ainda vai ter uma grande queima de fogos para celebrar a data, além das tradicionais alvorada e café da manhã, ambas realizadas no Morro do Carmo, e missa na Igreja Matriz. Outra atração será o grande bolo de aniversário que será servido no prédio da prefeitura.

história

Distante cerca de 155 quilômetros da cidade do Rio, Angra dos Reis foi descoberta pela esquadra do navegador Gonçalo Coelho, dia 6 de janeiro de 1502. O início da colonização, no entanto, somente aconteceu em 1556. Foi quando o povoado 'nasceu' no local conhecido como Vila Velha. Em 1608 foi nomeada Vila dos Reis Magos da Ilha Grande. Mas, em 1617, com o assassinato do pároco da região, o núcleo da cidade se mudou para o atual centro do município. Angra só se tornou cidade em 1853. Com belas paisagens, tem oito baías e 365 ilhas, muitas delas com visual deslumbrante.

PROGRAMAÇÃO

5/1 - Praça Zumbi dos Palmares

20H30 - Corrida de Santos Reis com largada e chegada na Rua Álvaro Pessoa (em frente à Secretaria de Educação)

5/1 - Praça Nilo Peçanha

21h10 - Quinto Sonido

23h - Folia do Quilombo

23h45 - Banda do Colégio Naval

0h - Folia Estrela Guia, queima de fogos e corte do bolo

0h15 - Banda do Colégio Naval

6/1 - Praça Seis de Janeiro - Morro do Carmo

6h - Banda do Colégio Naval

6h - Alvorada Festiva

7h - Café da manhã na comunidade

9h - Missa na Igreja Matriz

6/1 - Quadra Aterro do São Bento

9h - Torneio de Basquete Street 3x3

Galeria de Fotos

São 365 ilhas e, entre elas, a Ilha Grande, com praias deslumbrantes DIVULGAÇÃO/VISITRIO
Um dos cartões-postais de Angra, o Convento do Carmo começou a ser construído em 1593 Divulgação

Comentários