Municípios começam a disponibilizar carnê do IPTU

Pagamentos têm descontos de até 10%. Em algumas cidades, boleto só na internet

Por O Dia

cabo frio
cabo frio - divulgação

A chegada de um novo ano é época de renovar as esperanças, fazer planos e traçar metas. Mas é também o momento de preparar o bolso e consultar o orçamento doméstico para realizar o pagamento de algumas taxas e impostos anuais. Entre eles, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Em Cabo Frio não será feita a entrega dos carnês via Correios nos bairros próximos ao Centro as localidades compreendidas entre a Ponte Feliciano Sodré e o distrito de Tamoios receberão em casa. É possível emitir o boleto no endereço www.fazenda.cabofrio.rj.gov.br, bastando clicar em IPTU na aba de serviços e depois em 'clique aqui' no banner que aparece na parte superior do site. Em seguida é só escolher a opção 'Segunda Via IPTU' e escolher a forma de pagamento. Até 31 de janeiro, a cota única garante desconto de 10%. Após a data, o desconto é de 7%, pagando até 9 de fevereiro, ou de 5% até o dia 20. O parcelamento pode ser em até 11 vezes.

Em São Pedro da Aldeia não haverá entrega de boleto via Correios. É preciso acessar o link https://iptu.pmspa.rj.gov.br:8037/webrun/form.jsp?sys=TR2&action=openform&formID=8872. Em cota única, com os descontos de 10% para pagamento até 28/02/2018 e 5% para pagamento até 09/03/2018, ou parcelado, em até oito vezes.

São Gonçalo vai oferecer desconto de 5% para aqueles que optarem pela cota única. O pagamento começará a partir do próximo dia 25 de janeiro. Quem não receber o boleto em casa deverá acessar o link https://portal.pmsg.rj.gov.br/pmsaogoncalo/websis/siapegov/arrecadacao/2via/index.php?cliente=pmsaogoncalo. Já em Paraty, o pagamento em cota única, com vencimento em 31 de janeiro, garante desconto de 10%. Moradores das zonas rural e costeira devem retirar o carnê nos Correios a partir de 8 de janeiro. Demais contribuintes vão receber em casa. E é possível imprimir o boleto no site www.prefeituradeparaty.com.br.

REGIÃO SERRANA

Já em Petrópolis, para ter direito a 9% de desconto na cota única, é preciso realizar o pagamento até dia 25 de janeiro. Basta acessar o site www.pmp.rj.gov.br para imprimir o documento. É preciso clicar no ícone 'IPTU', à esquerda na página. Em seguida, é só digitar o número de inscrição do imóvel. Também haverá desconto de 7% para boletos quitados até 20 de fevereiro e 5% para pagamentos em cota única até 20 de março.

Em Teresópolis, basta acessar www.teresopolis.rj.gov.br para emitir o boleto ou ir até a sede da prefeitura. Existem duas faixas de desconto para os pagamentos em cota única. São 20% para quem fizer o pagamento até dia 31 de janeiro e 15% para os demais contribuintes. Aqueles que não estão em dia com o IPTU de 2017 precisam regularizar a situação até 31 de janeiro e, assim, também obter 20% de desconto. O pagamento pode ser realizado em dez cotas mensais, sempre no dia 10 de cada mês, entre março e dezembro.

Galeria de Fotos

Em Cabo Frio, moradores de bairros próximos ao Centro não vão receber carnê via Correios. Já em Petrópolis, boletos serão entregues em casa divulgação
cabo frio divulgação

Comentários