Chuva e frio mudam paisagem do Rio em pleno verão

Mínima ontem chegou a 19 graus na cidade. Calorão e tempo firme devem voltar na sexta e continuar durante todo o Carnaval

Por

Frente fria chega ao Rio e deve causar temporais
Frente fria chega ao Rio e deve causar temporais -

Rio - Casacos, guarda-chuvas, gorros e botas. A temperatura amena do verão no Rio vêm fazendo com que o carioca use roupas pouco comuns para essa época do ano. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a mínima registrada ontem foi de 19 graus no Alto da Boa Vista e a previsão é que a temperatura só volte a aumentar sexta-feira na capital Fluminense, com previsão de 30 graus.

"To achando o tempo bem gostoso para essa época do ano. Eu que sou acostumado com o forte calor do Rio, aquele que a gente já sai do banho suado, tô adorando vir trabalhar com uma roupa mais pesada, andar mais arrumado. Nem parece que a gente está no verão", se diverte o contador Rafael Ribeiro, de 34 anos.

O período de chuva não causou o mesmo sentimento em quem está de férias na cidade. Às vésperas do Carnaval, turistas esperavam aproveitar o clima tropical da região e torcem para que o tempo melhore durante o feriado. A baixa temperatura para a época surpreendeu quem havia acabado de chegar na cidade.

"O jeito é tirar foto com a sombrinha. Cheguei hoje (ontem) no Rio e espero que o tempo melhore durante a semana. Estou planejando ir na Sapucaí domingo e curtir alguns blocos na cidade, mas se estiver chovendo dessa maneira vai ser difícil. Já tive que adiar o passeio ao Cristo hoje porque a visibilidade estava muito baixa", conta Fabiano Oliveira, de 38 anos.

O meteorologista Thiago Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que esses dias de baixas temperaturas no Rio se devem à ocorrência de um Zona de Convergência do Atlântico Sul (faixa de nebulosidade) sobre a região Sudeste. Segundo ele, o fenômeno é considerado comum durante o verão e a chuva deve continuar hoje. Segundo o Climatempo, a previsão é de que os dias de Carnaval no Rio tenham muito sol, calor e pouca chuva.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários