Barra do Piraí sedia encontro de raridades

Evento conta com esportivos antigos construídos entre as décadas de 30 e 80

Por O Dia

Evento conta com esportivos antigos construídos entre as décadas de 30 e 80Divulgação

Rio - As estradas de Barra do Piraí, no Vale do Café, recebem visitantes sobre rodas num encontro de colecionadores de carros antigos. A segunda edição do Circuito Imperial teve início ontem e tem programação prevista até domingo. Entre as principais atrações, Jaguar, GM, Porsche, Bentley e outras raridades, num evento concentrado na Fazenda Alliança Agroecológica e na Fazenda Ribeirão Hotel de Lazer.

Com apoio de um dos mais tradicionais clubes de automóveis antigos do Brasil, o Alfa Romeo São Paulo Clube, esse é um encontro único no Brasil de automóveis clássicos de esporte, construídos entre as décadas de 30 e 80.

Os colecionadores se inspiram no conceito ‘Gentleman Driver’ — os carros não devem ser apenas belos e interessantes do ponto de vista histórico, mas devem funcionar para serem utilizados para seu propósito original. Parte importante do hobby é a manutenção e o domínio da direção.

O evento começou ontem, com passeio livre de veículos clássicos pela região, seguindo as regras da Féderation Internationale de Véhicules Anciens’ (Federação Internacional de Veículos Antigos, em francês). As normas estipulam velocidade média e direção defensiva, para garantir maior segurança. Ao final do passeio, os motoristas seguiram até a Fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras, para visita à sede histórica e a uma coleção de carros antigos.

Os motoristas ainda vão participar de uma gincana com obstáculos na pista de pouso da Fazenda Ribeirão, que tem mais de 1 quilômetro de extensão. Segundo Loic Gosselin, CEO da Media Mindi e idealizador do evento, a intenção é estabelecer o Circuito Imperial no calendário anual da região, fazendo com que o evento se torne mais variado e aberto ao público na próxima edição.

Entre os motivos da escolha da região para o evento, ele enumera as estradas bem conservadas e propícias para os passeios, além de paisagens que encantam os motoristas. Como os fãs de automóvel geralmente vão aos eventos com suas famílias, outro ponto positivo é a existência de passeios por fazendas históricas e visitas a produtores locais, com atividades opcionais aos que acompanham os participantes do evento.

Serviço

Sexta-feira

Acerto dos carros

Sábado

9h - Circuito de até 50 quilômetros no Vale do Café, com visita à Fazenda Cachoeira Grande

12h30 - Almoço na Fazenda Ribeirão Hotel de Lazer

14h30 - Largada da gincana do Circuito Imperial

21h30 - Jantar dos Barões na Fazenda Alliança Agroecológica

Domigo

Dia livre

Últimas de Automania