New Fiesta: 250 mil unidades no país

Compacto premium produzido em São Bernardo é exportado ainda para Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai

Por O Dia

Rio - A Ford atingiu o marco de produção de 250 mil unidades do New Fiesta na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A quantidade anunciada pela montadora se refere ao período entre 2013 e abril deste ano. Esse volume diz respeito somente à geração atual do hatch global (não conta o sedã). Além de atender o mercado interno, o compacto premium brasileiro é exportado para países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai.

Produção do Fiesta no Brasil%2C entre 2013 e abril deste ano%2C leva em consideração apenas a versão hatch do modelo global. Divulgação

Antes, a fábrica da Ford em São Bernardo já era a primeira na América do Sul a produzir o Fiesta, montando a quarta geração do carro no período de 1996 a 2002. Depois disso, esse modelo foi transferido para a unidade de Camaçari, na Bahia, para que em São Paulo fosse fabricada a quinta geração.

Se somarmos todas as gerações fabricadas no Brasil, o Fiesta já passa de 1,8 milhão de unidades vendidas no país e mercados da América do Sul. O compacto chegou ao mercado brasileiro como carro popular de duas portas e motores econômicos, na década de 90. Ao longo do tempo, o hatch evoluiu e se tornou mais sofisticado, hoje posicionado no forte segmento de compactos premium.

Gama

O New Fiesta hoje é ofertado com dois motores, 1.6 flex e 1.0 turbo, ambos com 125 cv e preços a partir de R$ 53.660 (SE 1.6). A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou automática sequencial de seis. A versão topo de linha é a Titanium EcoBoost (turbo), que custa R$ 74 mil.

O New Fiesta tem na sua lista de equipamentos itens como direção elétrica, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento e de chuva, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sete airbags e sistema de conectividade com comandos de voz e assistência para situações de emergência.

Legenda: Produção do Fiesta, entre 2013 e abril deste ano, leva em consideração apenas a versão hatch do modelo global. Fábrica em São Bernardo abastece Brasil e América Latina

Últimas de Automania