Com chegada do inverno, aumenta preocupação com problemas na bateria

Especialista da DPaschoal dá dicas para não entrar numa fria

Por O Dia

ReproduçãoPeríodo agrava problemas de bateria

Rio - O inverno começa na próxima semana. Para quem tem carro, os dias frios podem virar um problema e tanto na hora de dar a partida no motor. A bateria é apontada como uma das principais causas desse tipo de situação. Para especialistas, é mais comum ela arriar em uma manhã fria da estação do que em dias quentes.

Segundo Leandro Vanni, gestor da DPaschoal, a bateria sofre o maior desgaste de seus componentes internos no verão, porque suas placas tendem a deteriorar mais rápido em altas temperaturas. Entretanto, ele alerta que é no inverno que elas costumam falhar. “E isso ocorre porque as folgas entre os componentes do motor diminuem e o óleo fica mais frio e espesso, de forma que a bateria passe a ser mais exigida para ajudar o motor a girar”, explica o especialista.

Especialista dá dicas para preservar sua bateria durante o frioReprodução

PARA AVALIAR A VIDA ÚTIL

Porém, é possível evitar boa parte desses inconvenientes e preparar o automóvel para a chegada da estação fria. Existem equipamentos capazes de avaliar a vida útil da bateria e ainda se chegou o momento de trocar o componente. “Ao primeiro sinal de problema, seja um ruído ou dificuldade para ligar o automóvel, é recomendável dirigir-se a uma oficina de sua confiança e avaliar o problema, justamente para não ficar na mão ou, melhor dizendo, entrar numa fria”, comenta Leandro Vanni.

PARA IMPULSIONAR A PARTIDA

Nem todo mundo que dirige ou possui um carro sabe qual é a função das baterias. A principal, conforme explica Vanni, é impulsionar a partida no carro. “Além disso, essa importante peça também é responsável pela memória do módulo eletrônico do veículo quanto ele não está em movimento, ou seja, o alarme e rádio, por exemplo”, conta.

O especialista diz, ainda, que a vida útil de uma bateria depende de uma série de fatores. Ele detalha que as de veículos que têm a partida acionada menos vezes durante o dia e percorrem longas distâncias, por exemplo, costumam durar mais. “Já no caso dos carros que são religados diversas vezes ao longo do dia, a vida útil da bateria menor”, alerta Vanni.
Em média, a bateria dura de três a quatro anos. Uma dica para prolongar sua duração é sempre tentar dar partida com os faróis e outros acessórios desligados, para exigir menos dela, além de manter o veículo funcionando por pelo menos 15 minutos após a partida.

NO SEGMENTO

A DPaschoal é uma empresa brasileira que atua desde 1949 no segmento de serviços automotivos. A rede tem mais de 160 lojas próprias e 800 credenciados distribuídas pelos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. A empresa é responsável pelo fornececimento de pneus, serviços e acessórios para veículos de passeio, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e industriais. Para pesados, são 10 unidades de recapagem e 21 Truck Centers. Mais informações podem ser consultadas em www.dpaschoal.com.br. 

Últimas de Automania