Detran oferece serviço online

Órgão habilita emissão pela internet de certidão de Nada Consta da Carteira Nacional de Habilitação

Por O Dia

Rio - Você sabia que, desde o último dia 7, é possível emitir a Certidão de Nada Consta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) online? Pelo menos 30 mil pessoas já fizeram o procedimento pela internet, mais cômodo uma vez que tal requisição pode ser feita de casa, por exemplo. Para o Detran-RJ, o atendimento presencial nas unidades do órgão fica com mais folga para lidar com outras demandas.

Possibilidade de emitir certidão de Nada Consta online desafoga os postos de atendimento%2C que podem se dedicar a outras solicitações por parte dos motoristas do RioDivulgação

Por meio do documento, é possível consultar informações sobre a existência ou não de infrações de trânsito, multas, pontuação, processo de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH. Vale lembrar que a certidão é importante, por exemplo, para os motoristas que exercem atividade remunerada e precisam comprovar que não estão respondendo a processo de suspensão. “A mudança faz parte do processo de modernização da instituição e da melhoria do atendimento ao público prestado pelo órgão”, afirmou o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.

Como emitir

O interessado deve acessar o site do Detran e ir ao menu ‘Multas’, depois em ‘Nada Consta de CNH’ e, então ‘Emitir Certidão Nada Consta’. Nesta seção, o condutor deverá digitar os números do CPF e da CNH ou o do Prontuário Geral Único.

A certidão emitida pela Internet%2C com QR Code. Também é possível autenticarDivulgação

A emissão online está amparada pela tecnologia QR Code, que comprova a autenticidade e aumenta a segurança contra fraudes e cópias ilícitas do documento. Caso necessário, é possível autenticar online a certidão de nada consta emitida. Para tanto, o condutor deve clicar na opção ‘Autenticar Certidão de Nada Consta’, disponível no mesmo menu.

Foi em Três Rios, no interior do Estado, que a última edição do programa Detran Presente ultrapassou a marca dos 9 mil atendimentos, em quatro eventos.

Ação em Cabo Frio

A próxima edição será na Região dos Lagos. No dia 1º de julho, Cabo Frio vai receber a iniciativa, que tem o objetivo de oferecer serviços num mesmo local e em um só dia, para melhorar o atendimento oferecido à população.

Em Três Rios, a maior demanda foi justamente pela vistoria anual de veículos. Ao todo, 487 atendimentos foram realizados. Com a grande procura, o Detran está novamente hoje com o serviço de vistoria itinerante na Avenida Alberto Lavinas, no Centro, também conhecida como Avenida Beira Rio, das 9h às 16h. O agendamento já pode ser feito previamente no site do Detran (www.detran.rj.gov.br)

Para agilizar

“O Detran Presente quer facilitar e agilizar a vida do cidadão. Em Três Rios, como nas outras três cidades, não foi diferente. Durante todo o sábado, o cidadão que foi à Beira Rio foi atendido com qualidade e eficiência. O Detran Presente também foca sempre nas demandas específicas de cada cidade. Em Três Rios, a procura por vistoria foi muito grande. Por isso, o Detran voltará no dia 24”, destacou Vinicius Farah, presidente do órgão.

Três Rios foi o quarto município do Rio de Janeiro a receber o Detran Presente. Em Petrópolis, na Serra, foram 1.613 atendimentos. Em Saquarema, 2.450. E, em Duque de Caxias, 2.543.

Últimas de Automania