Detran Presente atende população de Queimados

Mutirão de serviços do órgão estadual está hoje no município, mas atenderá também cidades vizinhas

Por O Dia

Rio - Moradores de Queimados (e de toda a Baixada Fluminense) podem participar hoje da 10ª edição do Detran Presente. O mutirão de serviços estará das 9h às 16h, na Escola Municipal Professor Alberto Pirro (Rua Boa Viagem, nº 1135 - Jardim Alzira), e terá a presença de cerca de 150 funcionários do órgão estadual, que estarão à disposição para atender os cidadãos dos municípios próximos.

Detran Presente atenderá cidadãos de Queimados%2C assim como de cidades vizinhasDivulgação

Dentre os serviços do Detran à disposição haverá emissão de primeira e segunda vida de carteiras de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação, vistoria anual dos veículos, licenciamento anual sem vistoria, abertura de recursos contra multas e processo de suspensão e curso de mecânica gratuito. Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.

Agendamentos abertos

Os agendamentos para os serviços do Detran Presente em Queimados já podem ser feitos pelo site do Detran. Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

Os moradores da cidade poderão emitir a carteira de identidade e renovar a Carteira de HabilitaçãoSebastião Gomes / Divulgação

Outro serviço do mutirão é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas poder emitir a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Exames

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Por fim, haverá ainda o curso 'Oficina para Todos' com aulas de mecânica.

Últimas de Automania