Saiba como comprar um seminovo com segurança

Especialista do mercado dá orientações sobre boa procedência, garantia e sem aborrecimentos

Por O Dia

Rio - A economia já sinaliza reaquecimento. E, dentro desse contexto, o momento também é favorável no mercado de automóveis, para a compra de um zero quilômetro ou seminovo. No caso do usado, é importante conhecer a procedência do automóvel para não levar para casa uma dor de cabeça em vez de uma solução. Checar as referências sobre o revendedor, por exemplo, é o primeiro passo. Mas é possível ter informações sobre o histórico do veículo dentro da própria concessionária.

Momento de recuperação da economia já reflete diretamente no mercado de automóveis%3A vendas melhoraram no setorDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

A Barrafor põe à venda só usados com documento no nome da concessionária. Segundo explica Ralph Lemos, gerente da revendedora, isso é sinal da legalidade do veículo. "Quando transferimos o carro para o nosso nome é porque já checamos sua origem e histórico, verificando que está tudo em ordem", esclarece.

O carro seminovo que é oferecido ao cliente na Barrafor passa antes por uma avaliação, para checar seu estado de conservação. Depois, é a vez de uma consulta de procedência, feita por uma empresa especializada, justamente para que se conheça todo os registros do automóvel. "Nessa consulta, caso se verifique que o veículo já foi fruto de roubo ou recuperação de sinistro, por exemplo, não fechamos o negócio", conta Ralph.

Exposição de seminovos da Barrafor%3A veículos revisados para que o cliente tenha uma compra seguraDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

É checada também as revisões, se estão em dia, e a garantia. Se necessário, a concessionária procede com um checklist dos principais componentes do carro ou faz uma revisão. Ainda mais se for para resgatar a garantia original do fabricante. Por fim, é feita uma preparação para vender, reparando eventuais pequenos detalhes, como um arranhão no para-choque, um polimento ou uma higienização.

Todo esse cuidado, conta Ralph, é para minimizar chances de problemas para quem comprar o seminovo. "Oferecemos carros aqui para que o cliente saia e não volte, não tenha problemas. A gente quer que ele naturalmente possa nos recomendar". O gerente acrescenta que os usados são vendidos com garantia de três meses, natural do mercado. Mas destaca a autonomia dos seus produtos. "Preparamos o carro para que o cliente rode com ele por um ano ou 15 mil km, aproximadamente", completa.

O motorista Osmar Luca gostou do Ford Ka e indicou para a mãeDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Procura

Os clientes já estão retornando para analisar possibilidades de trocar de carro ou comprar um novo. É o casa da aposentada Maísa Luca, de 57 anos, que estava acompanhada do filho Osmar Luca, de 32, que é motorista profissional. Eles, que já compraram veículo na Barrafor e estavam à procura de um Ford Ka Trail. "Comprei um Fiesta aqui já. Agora, chegou a hora de trocar o carro. Estou avaliando esse Ka, porque meu filho tem um e gostei", conta. Questionado sobre a escolha do compacto, o jovem destacou os pontos positivos. "O carro me atende porque tem preço, um bom desempenho e, principalmente, um valor de manutenção acessível. Daí, resolvi indicá-lo para a minha mãe", explica Osmar.

Ka Festival

Neste sábado, na concessionária, o grande atrativo são as condições diferenciadas para adquirir o compacto líder de vendas da Ford. Qualquer versão do Ka pode ser adquirida por meio de financiamento com taxa zero e saldo em até 30 vezes. Sem contar que o veículo é entregue com IPVA 2017 grátis e há ainda uma promoção de higienização do ar-condicionado na oficina do estabelecimento, por R$ 199. Outro destaque é o novo EcoSport 2018, totalmente renovado, com novos motores e acabamento interno. O SUV compacto também é oferecido com taxa zero e saldo restante em até 18 vezes.

Últimas de Automania