MEC divulga nesta terça resultado da segunda chamada do Sisu

Resultado será divulgado no site do programa. Estudantes devem fazer matrícula nos dias 27 e 30 de junho e 1º e 2 de julho. Já os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do ProUni têm até hoje para confirmar seus dados

Por O Dia

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no site do programa. Os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram selecionados e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho. As instituições não receberão matrícula no fim de semana.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. Puderam participar aqueles que fizeram o Enem de 2013 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas e bateu recorde de inscrições.

Foram 1.214.259 candidatos inscritos, 54% a mais que no ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos. O sistema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

ProUni

Hoje é o último dia para que os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmem as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino. Caso perca o prazo, o estudante é automaticamente retirado do processo. A lista dos pré-selecionados está disponível na página do ProUni.

No site do ProUni também está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documento de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni.Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que deverá ser gratuito. Os estudantes podem verificar se a instituição irá aplicar esse processo seletivo no momento da inscrição.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para obter a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.

O resultado da segunda chamada sai no dia 4 de julho e a comprovação de informações tem de ser feita de 4 a 11 do próximo mês. Nos dias 21 e 22, os candidatos poderão aderir à lista de espera e, nos dias 29 e 30, terão de comprovar as informações.

Últimas de _legado_Notícia