Aldo Rebelo espera que Copa ajude a desenvolver o futebol brasileiro

Ministro dos Esportes considera inaceitável que o campeonato nacional tenha público inferior ao das ligas dos Estados Unidos e da China

Por O Dia

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, afirmou que a Copa do Mundo será capaz de elevar o PIB do futebol brasileiro e espera que isso ajude na evolução dos campeonatos nacionais. Segundo Rebelo, é inaceitável que o país do futebol tenha um desempenho sofrível fora dos campos. “A presença de público nos estádios está abaixo da liga americana, que nem possui tanta tradição no futebol, e da liga chinesa, que até pouco tempo atrás nem existia”, disse durante um seminário organizado pela FIFA e pela FGV.

Segundo o secretário nacional de futebol, Toninho Nascimento, esse desenvolvimento passa pela renegociação da dívida dos clubes brasileiros. “Nós do ministério do esporte consideramos isso o marco zero do crescimento do futebol brasileiro”

De acordo com Nascimento, o substitutivo do deputado Otávio Leite (PSDB) para o projeto Proforte vai à votação no próximo mês. O governo refinanciaria a divida e receberia aproximadamente R$ 140 milhões por ano. “Não terá anistia, será refinanciamento, como existe em outros setores”. O secretário também afirmou que o projeto se diferencia de outras tentativas de ajuda aos clubes feitas no passado. “O projeto é revolucionário, pela exigência da contrapartida. Uma das propostas é que, antes de qualquer competição, será obrigatório apresentar as certidões negativas de débito ou a equipe será rebaixada”.

Últimas de _legado_Notícia