Presidente da Câmara diz que vai instalar nova CPI da Petrobras

Deputados de oposição protocolaram pedido para criação. Comissão vai dar prosseguimento aos trabalhos da CPI mista da estatal encerrada em 2014, que apurou diversas irregularidades

Por O Dia

Deputados de oposição protocolaram pedido para criação de uma nova CPI para investigar irregularidades na Petrobras, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na noite de terça-feira que vai instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Vou cumprir o regimento. As cinco primeiras CPIs serão instaladas. Não há o que fazer, e isto é regimental”, afirmou Cunha, segundo a Agência Câmara Notícias, após o pedido apresentado pela oposição.

De acordo com o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), o pedido protocolado pela oposição foi o terceiro apresentado na nova legislatura, que começou no último domingo.

A CPI vai dar prosseguimento aos trabalhos da CPI mista da Petrobras encerrada em 2014, que apurou diversas irregularidades na estatal.

"Com essa CPI nós vamos ter condições de apresentar o nome daqueles que se envolveram, dos agentes públicos, sejam eles ministros ou técnicos da Petrobras, e também os agentes políticos: deputados e senadores que eventualmente tenham se envolvido nesse assalto à Petrobras", disse o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), de acordo com nota do partido.

A Petrobras está no epicentro da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga um escândalo bilionário de corrupção que envolve ex-empregados da companhia, executivos de empreiteiras e políticos.

Na segunda-feira, uma fonte do governo disse à Reuters que a presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão da presidente da estatal, Maria das Graças Foster. 

A eventual saída de Graça do comando da petroleira repercutiu no mercado. As ações preferenciais da companhia fecharam em alta de 15,47 por cento, para 10 reais, na máxima da sessão. O Ibovespa, que reúne os principais papéis do mercado acionário do país, teve alta de 2,7%.

Últimas de _legado_Notícia