Cresce em 35% o número de motoristas multados em São Paulo

Até novembro, das 11 milhões de infrações, um terço foi para motoristas que trafegaram acima da velocidade permitida

Por O Dia

São Paulo - As autuações de trânsito em São Paulo aumentaram 27,1% em 2015 em comparação com 2014. Uma das causas foi o crescimento de 35% das multas por excesso de velocidade no ano em que a gestão Fernando Haddad (PT) reduziu, a partir de julho, para 50 km/h o limite nas principais vias da cidade. Até novembro, das 11 milhões de infrações, um terço foi para motoristas que trafegaram acima da velocidade permitida.

Até novembro de 2015, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e os radares-pistola da Guarda Civil Metropolitana (GCM) multaram 3,8 milhões de condutores em velocidades acima dos 20% permitidos na via, segundo o Painel da Mobilidade, lançado ontem e que mostra o detalhamento das autuações entre 2013 e o ano passado. Ele revela ainda no mapa da cidade os 923 locais onde há radares.

Fernando Haddad (PT) reduziu%2C para 50 km/h o limite nas principais vias da cidadeDivulgação/CET

Segundo Haddad, a divulgação dos dados é uma forma de deixar "transparente" a fiscalização feita na capital paulista. Durante o lançamento, ele e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, voltaram a afirmar que "não existe indústria da multa, mas da morte", relacionando o desrespeito à lei por parte de motoristas e motociclistas ao número de mortos e feridos no trânsito.

"A arrecadação de multa é irrelevante em termos de orçamento. Os prejuízos materiais, de saúde, de previdência pública associados ao trânsito são um múltiplo do que se pode arrecadar com multa", disse o prefeito. No novo portal, a população pode saber quantas irregularidades foram registradas em cada uma das vias onde há tanto equipamentos eletrônicos quanto as multas manuais feitas por marronzinhos, policiais militares, agentes da São Paulo Transporte (SPTrans) e guardas-civis metropolitanos.

Para Haddad e Tatto, revelar a localização dos radares e divulgar os dados podem ter uma função pedagógica para que os condutores possam "se policiar em relação às leis de trânsito".

A especialista em trânsito e ex-coordenadora de qualificação humana do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Maria Cristina Hoffmann elogiou a medida. "Deixar o condutor preparado para o que possa acontecer no trajeto dele é interessante, ele pode se organizar no caminho", disse. "Não é o radar que multa a pessoa, mas o condutor que infringe a velocidade. Acho muito pedagógico a Prefeitura dar a opção de ele saber onde tem fiscalização eletrônica."

De cada 10 veículos da frota paulistana, 3 foram notificados

A cada dez veículos da frota paulistana, três foram multados em 2015, conforme os dados do Painel da Mobilidade da Prefeitura. O levantamento da administração municipal mostra que 31% dos 8,1 milhões de veículos da capital foram alvos de multas aplicadas tanto por equipamentos eletrônicos quanto pelos marronzinhos, PMs, guardas-civis metropolitanos e agentes da São Paulo Transporte (SPTrans). Das multas, 70,85% foram aplicadas por equipamentos eletrônicos e 29,15% foram aplicadas manualmente.

Os carros são a maioria entre os autuados e representam 71,70% das infrações, seguidos por utilitários como os Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões, motocicletas e ônibus. Outro dado que a gestão Fernando Haddad (PT) quer diminuir é o de reincidência. De mais de 11 milhões de multas, cerca de 643 mil foram aplicadas em veículos que cometeram três infrações ou mais A maioria, quase 1 milhão, recebeu apenas uma notificação no ano passado.

O mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Ejzenberg considera que esse número "ainda é muito alto". "É uma quantidade enorme de multas. Ninguém pode ser contra a fiscalização. A boa fiscalização é a que faz as pessoas não cometerem infrações", disse.

Filtros

No novo portal, a população ainda tem acesso a dados por avenida Ao colocar no sistema de busca um determinado endereço, o site mostra as infrações mais cometidas. Também é possível filtrar a pesquisa por mês, dia, ano e faixa horária.

"Nós tomamos todas as providências para reduzir a quantidade de mortos no trânsito. Essa providência vai nos permitir atingir a média (de redução) da ONU", afirmou o prefeito Haddad. Ele explicou que a primeira medida foi a política de fiscalização e redução de velocidade. A segunda é a ferramenta digital.

"A gente tem de escancarar esses dados para que as pessoas possam se educar", disse o prefeito. A meta da gestão petista é conseguir redução para seis mortos no trânsito para cada 100 mil habitantes.

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