Guia do endividado da Proteste ajuda a equilibrar as contas

Publicação online pode ser baixada gratuitamente no site da associação

Por O Dia

Rio - A Proteste Associação de Consumidores lançou um Guia do Endividado, que vai ajudar o consumidor em dificuldades financeiras a adequar seu orçamento às dificuldades enfrentadas. A publicação online traz dicas sobre portabilidade de dívidas, conta corrente, reserva para emergência, renegociação de dívida, seguro desemprego, cartão de crédito, dentre outras.

O objetivo do Guia, que pode ser baixado no site da Proteste (www.proteste.org.br/cartilhas), é ajudar o consumidor a se livrar das dívidas e a viver de acordo com a renda. “Esse é um exercício diário, que exige disciplina e bom senso. Por exemplo, é melhor esperar um pouco mais para comprar à vista ou com melhores condições de pagamento”, destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. Não há salário suficiente quando estouramos o orçamento.

O alerta do endividamento deve ser acionado quando tiver 30% do seu orçamento comprometido com dívidas. Quando o endividamento passar de 50% é preciso mudar o estilo de vida para reverter a situação. Já o superendividado é aquele que tem 100% ou mais de sua renda comprometida com dívidas. Mudanças radicais devem ser feitas para se alcançar o equilíbrio financeiro, como morar em um lugar mais barato.

Últimas de Brasil