Papa nomeia novos bispos auxiliares em São Paulo e Manaus

Decisão de Francisco foi comunicada e divulgada nesta quarta-feira pela Santa Sé

Por O Dia

Cidade do Vaticano - O papa nomeou os novos bispos auxiliares das dioceses de São Paulo e Manaus, que serão, respectivamente, Luiz Carlos Dias e de José Albuquerque de Araújo, informou nesta quarta-feira a Santa Sé em comunicado.

Luiz Carlos Dias nasceu em Caconde, em Minas Gerais, em 1964. Estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e posteriormente formou-se em Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. Recebeu a ordenação sacerdotal em 5 de abril de 1991 e passou a integrar a Diocese de São João da Boa Vista, onde foi reitor do Seminário Propedéutico, vigário paroquial da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso e pároco de Nossa Senhora de Fátima.

Também foi diretor do Instituto de Filosofia, reitor da Casa de Formação São João Maria Vianney, em Mogi Guaçu, e vigário paroquial de São Judas Tadeu, entre outros cargos. Colaborou como professor nos Institutos de Filosofia da Diocese de São João da Boa Vista e da Arquidiocese de Brasília. De 2010 ao ano passado foi secretário-executivo da Campanha da Fraternidade e de Evangelização na Conferência Episcopal e atualmente é membro da secretaria-geral da organização eclesiástica.

Já o novo bispo auxiliar de Manaus, nasceu na capital do Amazonas e estudou Filosofia na Universidade Católica de Brasília e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano, em Manaus. José Albuquerque de Araújo formou-se em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção, em São Paulo, e fez mestrado em Gestão Educacional no Senac. Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 1996 e durante seu ministério sacerdotal foi administrador paroquial na paróquia de Santa Luzia e coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana e Regional, entre outros.

Últimas de Brasil