Quatro estados começam a vacinar nesta segunda-feira contra a gripe

Rio, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul vacinarão crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde

Por O Dia

Brasília - A vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira nos estados do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

No caso de pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.

Rio de Janeiro%2C Santa Catarina%2C Paraná e Rio Grande do Sul começam hoje a imunizar contra a gripeArquivo / Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente no próximo sábado em todas as cidades do país e atinge também outros públicos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade.

A imunização tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes de infecções pelo vírus da gripe na população alvo da campanha, que tem mais risco de adoecer.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção. 

Últimas de Brasil