Coluna Esplanada: A Mulher-Bomba

Maria Christina Mendes Caldeira denunciou ao TSE e à PGR que o PT recebeu US$ 5 milhões de empresários de Taiwan em 2002

Por O Dia

Rio - A empresária Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do ex-deputado mensaleiro Valdemar da Costa Neto, quem realmente manda no Partido da República, denunciou ao TSE (nº 20160064220.) e à PGR (nº 168024/16) que o PT recebeu US$ 5 milhões de empresários de Taiwan em 2002. A doação é ilegal e pode causar a cassação do registro da legenda, de acordo com o Artigo 28 da Legislação Eleitoral. É Maria Christina quem negocia delação com o FBI para entregar offshore.

Entre portas
Maria Christina diz que a doação foi feita em dinheiro em São Paulo, na presença de Lula, Delúbio Soares e José Dirceu. Lula foi eleito presidente no ano seguinte

Lavanderia
O dinheiro, segundo a denunciante, foi entregue ao PT para facilitar a abertura de um escritório de grupo taiwanês em São Paulo. Há suspeita de lavagem.

Blindado, só lá
Em conversas com advogados e com a Embaixada dos EUA, fica claro que ela quer preservar Valdemar. Na lei americana, ele se blinda pelo “spousal privilege”.

A conferir
Procurados ontem pela Coluna, as assessorias de Lula, do PT e de Valdemar ainda não se posicionaram. Delúbio não foi localizado e Dirceu está trancado em Curitiba.

BLINDAGEM CASEIRA

Secretário de Cultura do Rio, Junior Perim (foto), recebeu o teatrólogo Amir Haddad e artistas populares, do Grupo Ta Na Rua. Debateram ajustes do decreto que irá regulamentar a utilização do espaço público por quem faz arte na rua.

Conexão Frutal-Cláudio
Gente da alta crava que os ‘P2 da PM’ de Minas – treinados para campana – circulam pelas cidades de Frutal (terra do preso Nárcio Oliveira) e Cláudio (terra de Aécio).

Perdeu, querida
Dilma Rousseff virou a Miss Simpatia de Brasília. Distribui sorrisos e beijos, é a Madre Teresa em pessoa, atende a todos os pedidos de entrevista. Mas só agora... e não engana

Estalagem de luxo
A Justiça Federal está de olho em um poderoso político sem mandato, suspeito de lavar dinheiro em compra de pousadas de luxo em Pirenópolis (GO).

Pra carioca ver
Dois turistas foram multados pela Guarda Municipal na quarta (8) ao meio-dia, na frente do Museu do Amanhã, por jogarem lixo no chão. Eram estrangeiros.

Tchau, querida
Lula passou dois dias em Brasília, conversou com senadores do DF e do Nordeste, para tentar reverter seus votos no impeachment de Dilma. Desistiu.

Vitrine
O show de eloquência de José Eduardo Cardozo na comissão do impeachment tem destinatário. Futuros clientes para seu escritório de advocacia.

Fiesp & Temer
O encontro de 199 empresários associados à Fiesp com o presidente Michel Temer teve título: retomada do crescimento e não ao aumento de imposto. Temer topou. A conferir.

Máfia na política
A força-tarefa da Lava Jato investiga a conexão de empresários e políticos presos com redes de prostituição e contrabandos – eletrônicos, armas e até cigarros.

Perdeu, achou
Um novo aplicativo no Rio, o Found, chega para resolver a vida de quem perde objetos e documentos nas ruas. O app otimiza processo de cruzamento de informações e localização, e possibilita contato entre usuários com achados e perdidos.

Ponto Final
Campanha do Papa Francisco recebeu dinheiro da OAS e Odebrecht, vai delatar Bento XVI... Do jeito que a coisa vai, não sobra ninguém (Até tu, Marina!?).

A Coluna Esplanada é de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil