Haitianos no Brasil fazem vídeo em protesto contra reportagem de Huck

Grupo que mora em Curitiba protestou e disse que apresentador 'feriu orgulho' deles como nação

Por O Dia

Rio - Haitianos que residem em Curitiba gravaram um vídeo como forma de protesto contra a reportagem do apresentador Luciano Huck veiculada na TV Globo explorando a imagem de pobreza do Haiti. O grupo publicou as imagens nesta segunda-feira e declarou que ficou extremamente ofendido com a frase de Huck: "Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo."

"Nesses últimos tempos, Haiti voltou a ser um dos destinos favoritos do Caribe. Você acabou prejudicando a imagem do país. Talvez sem querer, mas foi. Para todos os haitianos dentro e fora do país, vocês acabou prejudicando nosso orgulho de ser humano."

Haitianos fizeram vídeo criticando reportagem do apresentador Luciano Huck sobre o país Reprodução Youtube

As imagens mostram apenas o bairro Cite Soleil, na capital Port-au-Prince, que foi assolado pelo terremoto de 2010 e é conhecido pela extrema pobreza. O vídeo do apresentador foi mostrado no intervalo do jogo entre Brasil e Haiti, na Copa América.

Os imigrantes acreditam que a reportagem reforça a xenofobia. Ele afirmaram que se quisesse ajudar, o apresentador poderia ter divulgado as belezas do país para que as pessoas que lá vivem tivessem oportunidades.

Os haitianos começam agradecendo a todos os brasileiros pela oportunidade de estarem no país. "Reconhecemos o grande apoio do Brasil na liderança da Missão Paz no Haiti e nós agradecemos a concessão do visto humanitário aos irmão haitianos que procuravam e procuram uma vida melhor aqui no Brasil. Esse apoio sempre vai ficar na nossa memória."

A iniciativa foi uma parceria com alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Últimas de Brasil