Coluna Esplanada: Ao lado de Padilha, Temer esboça 'remodelagem' do PAC

Envolve duas frentes: reformas da Previdência e Tributária, e investimento em infraestrutura com retomada de obras

Por O Dia

Brasília - Tão confiante de que ficará no cargo, o presidente Michel Temer traça planos para setembro, após a votação do impeachment no Senado. Ao lado do fiel aliado Eliseu Padilha, esboça uma “remodelagem” do PAC. É na Casa Civil que o projeto nasceu e tem o DNA de Padilha. Envolve duas frentes a curto prazo: reformas da Previdência e Tributária, e investimento forte em infraestrutura com retomada de obras.

Bomba 1

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) repete a próximos ser “muito doloroso tirar uma presidente do cargo”. Ele consulta técnicos do Senado para decidir seu voto.

Bomba 2

Secretário de Estado, John Kerry surpreendeu o Governo ao dizer que confia na segurança do Brasil. Nem os EUA levaram a sério os ‘terroristas’ tupiniquins.

Bomba 3

A Agência Brasileira de Inteligência, de volta à tutela dos militares, monitora mais gente suspeita. Pior, estrangeiros. Esses, sim, perigosos.

Bom dia, chefe

Temer soube numa ligação às 6h30 da manhã da operação da PF contra os simpatizantes do Estado Islâmico. Elogiou a atuação do ministro da Justiça, o interlocutor.

Temor virtual

O STF reforçou a segurança (virtual). No primeiro semestre, cresceu expressivamente a tentativa de invasões por hackers do site da Corte. O principal alvo da ação frustrada dos “foras da lei” foi o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato. Vale lembrar que no gabinete de Luís Roberto Barroso foi encontrada escuta ambiental.

Recado do Ilan

Temer e Padilha tomaram um banho de água fria com a manutenção da taxa Selic. Prova de que o Planalto deu carta branca ao presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, como ele pediu.

Bronca no ar

As cúpulas da Infraero e Anac ouviram pito do ministro Eliseu Padilha, que já chefiou a Aviação Civil. Disse que Antônio Claret (Infraero) e José Botelho (Anac) tiveram “total responsabilidade e falta de planejamento” sobre as filas dos aeroportos esta semana.

Atenção, passageiros

Enquanto passageiros agonizavam em longas filas nos principais terminais, Padilha leu no site da estatal: “Aeroporto de Juazeiro do Norte realiza primeiro Spotter Day”.

Alto risco

A preocupação do recém-eleito presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é com mensagens que trocou com Léo Pinheiro, da OAS, pelo telefone. O democrata pode estrear agosto com dor de cabeça na PGR.

Na rota

Não por acaso a embaixadora americana Liliana Ayalde passou por Pirenópolis (GO) sábado. A queridinha tricentenária do Centro-Oeste foi visitada por 6 mil turistas estrangeiros em 2015, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Aliás

Este número pode ser três vezes maior. Estes são os estrangeiros que responderam a sondagem. Piri é uma das 100 cidades mais procuradas por gringos.

Ponto Final

“Que o novo presidente da Câmara faça aquilo que o País espera: não proteja Eduardo Cunha e não protele a decisão final que se dará com a votação no plenário”

Da deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), salivando pela cassação do adversário dela e do pai, Anthony Garotinho.

?Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil