Coluna Esplanada: FBI mira offshore de políticos brasileiros

Ex-mulher do dono do PR entregou papéis à polícia americana que mostram lavagem de dinheiro de políticos nos EUA

Por O Dia

Brasília - Maria Cristina Mendes Caldeira, a ex-esposa de Valdemar da Costa Neto, dono do Partido da República, decidiu entregar ao FBI os papéis que a polícia americana tanto quer: provas de offshore e possível lavagem de dinheiro de políticos brasileiros nos EUA. Foram quatro meses de negociações, com o caso foi revelado pela Coluna. O pacote de cortesia para os agentes tem, só de início, um ex-deputado federal, um ex-deputado capixaba e um empreiteiro do Rio de Janeiro.

Il Capo

A delação vai pegar um ex-presidente da República em cheio, com fundo de investimentos criado em Nevada.

Assédio

A jovem assediada por deputado federal avalia com advogado como vai denunciar e enquadrá-lo. Ele a mordeu e propôs que fosse sua amante, como publicado ontem.

Deu nisso

Em 1958 um deputado no Ceará assediou a mulher de um cabra: O marido defendeu sua honra com um cabo de vassoura. O parlamentar foi socorrido num hospital do Rio.

Onde há fumaça..

Os 600 produtores de tabaco do Brasil acusam o Governo de inapetência no combate ao contrabando de cigarros do Paraguai. Dizem que só operação da PF não resolve. E cobram ação política com restrições alfandegárias contra o país vizinho. Só que 50% do cigarro contrabandeado vem da Tabesa, a empresa do.. presidente Horácio Cartes.

..há dinheiro

Daí o silêncio dos governos Dilma e Temer em não contrariar o amigo Hermano. A Tabesa, evidente, repete que não tem controle sobre o produto após a venda – embora saiba que metade do que vende atravessa a fronteira sem pagar impostos.

Resultado

A queda nas vendas, a alta do contrabando e aumento do IPI em 140% para o cigarro fizeram a Souza Cruz fechar fábrica em Cachoeirinha (RS) em fevereiro. Afetou 10 mil famílias produtoras na região. Em tempo, a Souza Cruz informa que paga seus impostos

Jair é para 2018

O trato com Pastor Everaldo (PSC) era Jair Bolsonaro sair candidato à prefeitura do Rio. Mas a ação no STF como réu o atropelou. O filho Flávio será o nome carioca.

MAIS um

O racha no PSTU criou em SP o ‘Movimento por uma Alternativa Independente Socialista’ (MAIS). Mais de mil associados. Haverá um congresso no início de 2017.

Dida x Parente

Pedro Parente usa o escopo de reinvenção da Petrobras feito por Aldemir Bendine: cortes de custos e de investimentos, e venda de ativos. A diferença é que Bendine, o Dida, estava lá para blindar Dilma e Lula. Parente entrou para salvar a estatal e abrir a exploração do pré-sal aos.. americanos.

Sempre ele

Defenestrado do Ministério do Planejamento sob suspeita de diálogos comprometedores com Sérgio Machado, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) é quem faz a lista de ocupantes de altos cargos do segundo e terceiro escalões da Esplanada.

Lobby capenga

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, não gostou de saber que tem gente da secretaria-executiva fazendo lobby para empresa egípcia sedenta para atuar no bilionário mercado de próteses brasileiro. É ligado à base política de Maringá (PR).

Protelação no apito

ONGs ligadas ao PT e investigadas pela CPI da Funai/Incra por suspeitas de fraudes milionárias têm entrado com uma série de Mandatos de Segurança junto ao STF.

Alô, turma da urna

O cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, dos mais requisitados do País e professor visitante da Sorbone, lança a 2ª edição do ‘Manual do Candidato às Eleições’ na quarta.

?Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil