Por thiago.antunes

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou ontem aplicativo que vai permitir que cidadãos façam denúncias sobre irregularidades cometidas tanto por candidatos como por partidos nas campanhas eleitorais. Chamado de Pardal, o app vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar as irregularidades que forem percebidas pela população e fazer com que as pessoas se informem sobre as regras válidas do pleito.

“Certamente vai contribuir para que o cidadão se informe sobre como deve ser de forma regular a campanha e também, naqueles casos em que ele perceber ou se indignar com algum tipo de abuso, usar esse software, mandar informação que chegará ao MP, e este fará a devida avaliação, inclusive para tomar as providências judiciais que devem ser requeridas”, disse o presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Além do Pardal, o TSE está disponibilizando outros aplicativos. Um deles é o Candidaturas 2016, que traz informações dos candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. Estarão disponíveis dados pessoais e informações sobre a prestação de contas. Outros apps são o Agenda JE, que traz o calendário, e o JE Processos, que vai permitir que o eleitor acompanhe o trâmite de processos. 

Você pode gostar