Coluna Esplanada: Arcebispo suspende padre que se filiou ao PCdoB

Cúpula da CNBB em Brasília acompanha atenta a desenrolar da situação 'profana'

Por O Dia

Rio - O Arcebispo da Diocese de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais, Dom José Eudes, suspendeu a atividade do sacerdócio do padre Eduardo Abreu, que se filiou ao PCdoB, desobedeceu ordem superiores e se candidatou a vereador na pequena Visconde do Rio Brando (MG).

A cúpula da CNBB em Brasília acompanha atenta a desenrolar da situação ‘profana’ – e, claro, a desenvoltura do sacerdote nas urnas.

Libertinagem

A OAB do Piauí, que apoiou o evento, está em polvorosa. No evento Salve Rainha, há dias, os músicos subiram nus ao palco. Foi um estrago (para os olhos da plateia).

Disputa para CNJ

Três servidores disputam a vaga do Congresso no CNJ. Um por conta própria, outro apadrinhado de Eduardo Cunha, e o terceiro da cota de Renan Calheiros.

Trio da pesada

Jair Bolsonaro ameaça sair do PSC – e levar com ele os dois filhos deputados. São por baixo 1,3 milhão de votos. Porque o partido se aliou ao PCdoB no Maranhão. Bolsonaro cobra posição rápida. E terá uma explicação para afagá-lo, porém a aliança vai ser mantida. Pr. Everaldo, presidente do PSC, dirá que respeita coligações locais.

Mea culpa

O líder do PV no Senado, Álvaro Dias, faz mea culpa sobre a resistência do Congresso sobre as propostas de reforma política. "Temos que pedir desculpas quando falamos em reforma política porque é tema repetido há mais de década e não oferecemos ao País ainda um modelo político compatível com as aspirações da sociedade".

Recado dado

O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, elevou o tom das críticas aos defensores da volta do financiamento privado de campanha, entre eles o presidente do TSE, Gilmar Mendes: "É um recuo inaceitável. Com o fim do investimento empresarial, hoje temos as campanhas que estão no campo da ideias e não midiáticas".  

Toma lá..

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) anda atirando de cima da tribuna do Senado após a cassação da aliada Dilma Rousseff. "O senhor é suplente, não tem voto. É como esse governo golpista que está aí: sem voto", esbravejou para Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

..dá cá

Ataídes não deixou barato. "Vossa Excelência gosta de falar de elite – com o argumento de pobreza de um lado e a elite do outro. Já que a senhora não gosta da elite, por que a JBS colocou R$ 1 milhão na campanha de Vossa Excelência?".

'Estou fora'

O deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS) entrou em rota de colisão com o líder do partido na Câmara, Pauderney Avelino (DEM-AM) ao negar, “enfática e veementemente”, a relatoria do projeto para anistiar políticos envolvidos em caixa 2.

A famosa caixinha

O conceito de sustentabilidade ambiental cresce na praça. A Souza Cruz tem tratamento de esgoto das fábricas e 60% da matriz energética renovável. Em 2015, a empresa reciclou mais de 98% dos resíduos gerados na produção de cigarros e 60% das embalagens de entrega de produtos foram reaproveitadas.

Conexão 'das coisas'

A Coppe/UFRJ e a Big Data Analytics para gerenciamento de 'Internet das Coisas' vão desenvolver juntas tecnologias para Telecomunicações e Transportes. A priori, integração de wifi e 4G das operadoras e de inteligência artificial para carros.

Lá fora

No Brasil, a WebRadar também mantém parcerias de cooperação técnica com a UFF e a UFPE. E nos Estados Unidos, com a University of Massachusetts Amherst.

Ponto Final

"Nós temos hoje uma tarefa gigantesca de recuperar o Brasil. As pequenas fofocas ou ciúme besta devem ser postos de lado. Precisamos acertar"

Do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que, mesmo deposto do Ministério do Planejamento, segue como ministro informal do governo de Michel Temer.

Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil