Coluna Esplanada: Tensão com caças da Venezuela na fronteira

O incidente aconteceu na segunda-feira e a Força Aérea Brasileira respondeu de imediato

Por O Dia

Rio - Dois caças russos Sukhoi da Venezuela teriam invadido o espaço aéreo brasileiro na região de Pacaraima, Norte de Roraima e fronteira com o país vizinho, contam fontes do Esquadrão Escorpião na base aérea.

O incidente aconteceu na segunda-feira e a Força Aérea Brasileira respondeu de imediato. Enviou para Roraima sete caças AMX – dois na terça e mais cinco na quinta-feira, além de dois Hércules C-130 com tropas. Questionada, a FAB informou em nota que é praxe exercícios militares na região e que não há registros de invasão. Mas fontes militares da região ratificam.

Fora do ar

A Aeronáutica costuma avisar a imprensa de exercícios, o que não ocorreu neste caso. O site da FAB saiu do ar ontem, e equipe trabalha com sistema operacional de emergência.

Amarelou

Informes são de que a Venezuela pediu desculpas informais ao Brasil e classificou de incidente involuntário. O jornal Folha de Boa Vista acompanha de perto os bastidores 

Sem fogo

Os AMX são para apoio operacional. O Brasil está desguarnecido de poder militar aéreo. Os Mirage estão no ferro-velho e os F-5 têm pouco poder de fogo e alcance.

Força-tarefa..

Reunidos em Bogotá, representantes de empresas e governos de 15 países discutem contrabando e pirataria. Eles vão criar a Aliança Latino-Americana Contra o Comércio Ilícito. O objetivo é chegar a um acordo multilateral para o combate a mercados ilícitos envolvendo os setores de têxteis, metais, cigarros, plásticos e bebidas.

..contra o contrabando

Os países membros, a priori, serão Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Monopólio

Em Nova América da Colina (PR) dos 9 vereadores eleitos para a Câmara, todos são do PSDB – três deles são mulheres.

Ex-poderoso

Edson Aparecido, ex-chefe de gabinete de Sergio Motta, ex-vereador, deputado estadual e federal, ex-chefe da Casa Civil de Alckmin, é..ex. Não se elegeu vereador em SP.

Derrotas gritantes

Outras derrotas gritantes em São Paulo para vereador, gente que se achava eleitopelo poder midiático: O pagodeiro Netinho de Paula (exPCdoB e agora PDT), Marcelinho Carioca (PRB), Thammy Gretchen (PP), Chiquinho Scarpa (PRB), Marquito (PTB), Ademir da Guia (PHS), cantor Ed Carlos (PRP)

Dupla do barulho

A poderosa família Tatto, do PT, elegeu vereadores na capital os irmãos Jair e Arselino, mas agora sem ingerência no Executivo municipal.

Voltei

O ex-ministro Hélio Costa pode se tornar o maior dirigente da Oi, após o imbróglio judicial na tele.

Entregou..

O senador José Medeiros (PSD-MT) contraria as previsões do Planalto e diz que o tema Previdência Social só será discutido em 2017: "O que ficou definido no Governo é que a prioridade é a proposta que limita os gastos públicos e depois entrar na reforma".

..o jogo

A gente tem visto a oposição achando que vai ser pega de surpresa, mas não tem nada disso. Vamos fazer um amplo debate", complementa Medeiros.

Ponto Final

“Vence o bom, perde o fraco, o omisso, o preguiçoso, o dorminhoco”.

Do empresário, publicitário e jornalista João Dória Júnior (PSDB-SP), eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno.

Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil