Candidato tucano lidera em Belo Horizonte, diz pesquisa Datafolha

João Leite tem 55% dos votos válidos, contra 45% de Alexandre Kalil (PHS)

Por O Dia

Belo Horizonte - Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira aponta o deputado estadual João Leite (PSDB) na liderança na disputa pelo segundo turno pela prefeitura de Belo Horizonte. Conforme o levantamento, o candidato tucano tem 55% dos votos válidos, contra 45% do empresário Alexandre Kalil (PHS). Nesse cálculo são excluídos votos brancos, nulos e eleitores que se posicionaram como indecisos.

Na contagem em que são computados votos em branco, nulos e eleitores indecisos, João Leite tem 36%, contra 29% de Alexandre Kalil. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. Votos brancos, nulos e "nenhum" somaram 22%. Não sabem ou não responderam totalizaram 13%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

Segundo o instituto, o nível de confiança é de 95%, o que significa dizer que, com base na margem de erro, a possibilidade de o resultado do levantamento retratar a realidade é de 95%. O Datafolha ouviu 1.024 eleitores de Belo Horizonte anteontem. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-08727/2016.

A pesquisa apurou a possibilidade de os eleitores alterarem seus votos. De acordo com o Datafolha, 82% dos eleitores estão com o voto totalmente decidido. Os entrevistados que votam em João Leite e que estão decididos quanto a isso totalizaram 83%, contra 84% de Alexandre Kalil. Na pesquisa, 17% afirmaram que ainda podem mudar o voto. Entre os eleitores de João Leite, esse porcentual se repete. Os entrevistados que afirmaram votar em Kalil mas podem mudar de opinião somam 15%.

Últimas de Brasil