Lula é o favorito para pleito de 2018

Ex-presidente está na liderança da disputa pela Presidência da República, em 2018, em três cenários possíveis

Por thiago.antunes

Brasília - Pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência da República, em 2018, em três cenários possíveis. 

Ex-presidente lidera pesquisas Ricardo Stuckert / Divulgação

No caso da intenção de voto estimulada, quando a pesquisa apresentou aos entrevistados os candidatos Lula, Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSC) e Michel Temer (PMDB), o petista aparece com 24,8% da preferência, contra 15,7% de Aécio e 13,3% de Marina.

Em cenário sem Ciro Gomes e Michel Temer, mas ainda com Aécio, Marina e Bolsonaro, o ex-presidente atrai 27,6% dos interrogados pela pesquisa. Em segundo, vem Aécio Neves, com 18,9%.

Lula também lidera na intenção espontânea, quando o entrevistado não recebe a lista de candidatos. Neste cenário, ele tem 11,4%, com significativa diferença para o segundo colocado, Jair Bolsonaro, que é o favorito de 3,3%.

2º turno

O estudo também simulou eventuais disputas de segundo turno. Lula teria desvantagem contra Aécio e Marina. Entre Marina e Lula, ela teria 35,8% dos votos e Lula ficaria com 33,2%. Contra o tucano, o placar seria mais largo: 37,1% a 33,8%.

A pesquisa CNT/MDA foi feita de 13 a 16 de outubro, com 2.002 entrevistados, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia