Por clarissa.sardenberg

Rio- Operador financeiro do esquema investigado pelo Ministério Público na Operação Calicute, que prendeu Sérgio Cabral, Carlos Bezerra teria um sócio pouco mencionado nas investigações: John O’Donnell. E o empresário seria o principal contratante da CSMB, suposta empresa de consultoria que, segundo o MPF, Bezerra usava para lavar dinheiro advindo de propina.

O’Donnell, além de ser dono de dois empreendimentos que contrataram a CSMB, teria Bezerra como sócio na CFM Participações e Consultoria Ltda., que funciona no mesmo endereço da unidade de Copacabana do Brasas, rede de cursos de língua estrangeira da qual é proprietário. Sendo que o Consórcio Brasas Pet, diz o MPF, seria apenas uma das empresas de O’Donnell que contrataram a CSMB.

Ele também, segundo o MP, controla a Urbe Engenharia, outra contratante, e a Striker, empresa do ramo de bares e entretenimento. No documento do MPF que esmiuça o caso, a reprodução de um e-mail enviado por uma representante da Striker embasa o argumento do órgão de que havia suposto esquema de lavagem de dinheiro em curso.

Em fevereiro de 2015, após receber nota fiscal emitida pela CSMB, ela enviou a seguinte mensagem para uma funcionária da consultoria: “Boa tarde Sônia, meu nome é Kelly, financeiro do Striker — Bar Serviços e Entretenimento Ltda (Norte). Você poderia me relatar quem foi o contato que lhe solicitou o serviço, em que data e qual o serviço foi prestado referente à nota abaixo citada?”

Bezerra, ao receber o e-mail encaminhado, entrou em contato com O’Donnell, chamado por ele de “Little”. “Fala Little, essa moça não foi informada da situação não??? Hehehehe. Aposto minhas fichas que não.... Toma ‘Ômega 3’ maluco… kkkkk.”

A CSMB nunca teve trabalhadores contratados, de acordo com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Outro mistério é a sede da empresa, registrada no endereço residencial de Bezerra, em Botafogo. O DIA tentou, mais de uma vez, posicionamento do empresário por meio das assessorias do Brasas e da Urbe Engenharia, mas não conseguiu.

Você pode gostar