Coluna Esplanada: Dois capitães no barco petista

Na contramão da dúvida petista, ganha consistência a candidatura de Rodrigo Maia

Por O Dia

Rio - Enquanto a candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Dem-RJ) decola, o PT segue com ventos de ciclone. O novo líder da bancada, Carlos Zarattini (SP), atua nos bastidores para que a bancada se alie ao democrata, enquanto o ex-ocupante da liderança, Afonso Florence (BA), tem propalado que o partido tem que respeitar a militância e rejeitar qualquer acordo com os “golpistas”. Florence gostaria de apoiar André Figueiredo (PDT-CE). Na contramão da dúvida petista, ganha consistência a candidatura de Maia. A Justiça, por ora, ratificou seu pleito.

Resistência

Jovair Arantes (PTB-GO) continua a sua campanha. Parcela significativa do baixo clero caminha a seu lado. Ainda representa um desafio para o candidato do Democratas, observa o cientista político André Pereira César.

Trator

Rodrigo Maia deve ter 440 votos para se reeleger presidente da Câmara Federal. Um trator. É o que prevê um alto membro do Governo.

Torcida

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) defende celeridade nos rumos da condução da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Sacada

O Ministério do Esporte promove dia 5 de fevereiro no parque Olímpico da Barra, no Rio, o evento 'Gigantes do Vôlei de Praia'. É uma primeira atividade no esforço para manter o legado dos Jogos de 2016. Aliás, o Ministério vai administrar as Arenas 1 e 2, o Velódromo e o complexo de Tênis.

Em branco

O líder da oposição no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ) não abre a boca sobre a
Operação Lava jato. Está como passarinho na muda, comentou um colega seu.

Nota positiva

A Câmara dos Deputados dá exemplo às instituições públicas. Diminuiu em 15% o
consumo de água entre 2015 e 2016. A economia foi de 30 mil metros cúbicos, ou R$ 220 mil.

Futuro

A nanotecnologia será um assunto que o governo brasileiro levará ao Campus Party Brasil, que começa nesta terça-feira.

Na raiz

O Distrito Federal tem o menor índice de presos provisórios do Brasil. São 3,196 dos 15,1 mil presos. O que ajuda a baixar o número é a audiência de custódia, realizada desde 2015 em todas as prisões em flagrante.

Na gaveta

A Câmara dos Deputados já realizou duas CPIs do Sistema Carcerário em menos de
cinco anos. A primeira, em 2008, encerrou com a sugestão de mais de 12 projetos de lei que foram parar na gaveta.

Cinema

Além de mandar médicos cubanos para casa, o governo de Michel Temer encerrou esse ano a parceria com a Escola de Cinema e TV de Cuba (EICTV), uma das instituições de formação audiovisual referência em todo o mundo. Com as mudanças ocorridas no órgão, esta discussão não foi retomada.

Sem grana

Por meio da Secretaria do Audiovisual, o Ministério da Cultura (MinC) oferecia bolsas que cobriam até 75% do valor total das matrículas. “Infelizmente este convênio está suspenso. A Secretaria do Audiovisual vinha estudando a melhor forma de continuar com o aporte.”, diz o comunicado da EICTV.

Uma nota só

Marcelo Rech foi o único jornalista brasileiro a acompanhar V Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Colegas estrangeiros só perguntaram sobre a crise política.

Ponto Final

Pente-fino realizado em 2012 pelo Tribunal de Contas da União na Previdência Social não deu em nada. Nova operação foi anunciada, como informou a Coluna.

Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil