Esplanada: Chanceler é o contato de americanos que estão de olho no pré-sal

Aloysio Nunes tem relações com David e Charles Koch, dupla que controla a exploração e comércio bilionário do xisto betuminoso

Por O Dia

Brasília - Não é apenas porque José Serra fez de um aliado seu sucessor que o Ministério das Relações Exteriroes manterá seu perfil liberal e anti-boliviariano. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o novo chanceler do Itamaraty, a exemplo de Serra é o contato dos irmãos americanos Koch no Brasil.

A dupla David e Charles Koch é a que controla a exploração e comércio bilionário do xisto betuminoso no Hemisfério Norte. São liberais agressivos e estão de olho na exploração do pré-sal no Brasil.

Perfis

Os Koch sempre investiram na formação ideológica de líderes. São os patrocinadores da conservadora Tea Party e bancam movimentos jovens liberais e capitalistas nos EUA.

Mutirão da Bolsa

TCU, PF e Transparência farão pente-fino nas bolsas concedidas por todas as universidades públicas. A fraude de R$ 7,5 milhões descoberta na UFPR é só a ponta.

Presidenta

Dica de quem manda no Palácio. A volta da família Temer para o Jaburu foi decisão de dona Marcela. Quer espaço para o filho brincar, e o Alvorada não tinha cara de casa.

Guerra das pistolas

Duas pistolas 9 milímetros da Taurus, e duas da Imbel, fabricantes brasileiras, estão reprovadas em testes de ‘segurança e confiabilidade de arma de fogo’ feitos pelo MP Federal. A nota técnica à qual a Coluna teve acesso foi assinada em junho de 2016 pelo secretário de segurança institucional do MP Federal, Delfim Queiroz.

As aprovadas

A avaliação foi pedido da Associação Nacional dos Procuradores da República. A nota recomenda a compra dos modelos da Taurus PT 709Slim, PT 609 PRO, PT 809C. Foram recusados os modelos 9SC MD1 e 9GC MD1 (Imbel) e PT809 e 917C (Taurus).

Dedo$ no gatilho

O relatório do MPF ainda crava que indicaria as importadas Glock, HK ou CZ, mas a legislação não permite. O caso abriu uma guerra velada entre as duas fabricantes por um mercado lucrativo e ascendente. A Portaria nº 25 de abril de 2016, do Exército, autorizou membros do MP Federal, do MP dos Estados e da Magistratura a adquirirem até duas armas para defesa pessoal, desde que de fabricantes nacionais – Imbel e Taurus

Nova bandeira

Marina Silva (Rede-AC) elegeu nova bandeira para voltar ao cenário nacional. Ela e o senador Randolfe (Rede-AP) organizarão movimentos pelo fim do foro privilegiado.

Do lado de lá

Na França, só o presidente e ministros têm foro privilegiado. Deputados, senadores, prefeitos, juízes e membros do Ministério Público não desfrutam da regalia.

Não é de hoje

Houve tentativa de unir a ANTT (rodovias), ANAC (aviação) e Antaq (águas) numa agência única, mas a pressão política enterrou o assunto. Nos anos 90, a Antaq e ANTT seriam uma só agência, a ANT, mas, sempre eles, os partidos não deixaram.

Troféu Don Juan

José Augusto Miranda, preso no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, extorquiu centenas de mulheres usando os ‘nudes’ que elas mandavam. De dentro da cadeia tinha um celular e usava perfil falso no Facebook se passando por médico em Brasília. E o mais curioso: a grande maioria das vítimas é mulher casada.

Vem bomba

Delação de Marcelo Odebrecht entregando a cúpula do atual Governo, chapa sub judice no TSE, ministros despencando feito frutas podres... Para a tempestade perfeita do presidente Temer só falta a delação de Eduardo Cunha, contam ‘aliados’. 

Sem derrapagem

Recém saído de uma diretoria da ANTT, Marcelo Vinaud Prado, que já é servidor, ganhou na agência um cargo comissionado código CGE1 como gratificação.

Ponto Final

O problema não é o formato da Sapucaí, ou o tamanho da avenida. É o tamanho do ego dos carnavalescos transfigurado nos carros alegóricos. E virou problema de caráter acusar o povo pelos acidentes.

Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil