Esplanada: Eunício fez pacto com Ataídes para preservar Lula

Presidente do Congresso pediu que Ataídes de Oliveira derrube pedidos de convocação do ex-presidente para a CPI da JBS

Por O Dia

Brasília - O presidente do Congresso, Eunício Oliveira (PMDB-CE), fez um pacto com o presidente da CPI da JBS, senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO), para preservar o ex-presidente Lula da Silva.

Numa reunião com Ataídes há dias, Eunício pediu que ele derrube os pedidos de convocação de Lula para a CPI, que começa hoje a analisar os requerimentos. Na contrapartida, Eunício terá o apoio da bancada do PT na Casa em votações importantes, e ganha apoio do PT cearense para sua reeleição ao Senado.

No prelo

O Partido Social da Família (PSF) já tem CNPJ e coleta assinaturas Brasil afora. Quer também filiar um grande nome para disputar a Presidência ano que vem.

Pós-caravana

Lula da Silva precisa de 15 milhões de votos dos nordestinos para ser competitivo em 2018. Dos nove Estados da região, ele já tem palanque montado com pelo menos seis.

Domiciliar

O deputado federal Lucio Vieira Lima, irmão de Geddel, avisou a amigos que vai se ausentar mais de Brasília e cuidar da mãe nonagenária e abatida, em Salvador.

Abaixo a Excelência!

O senador Requião (PMDB-PR), tido como bronco no trato, apresentou o Projeto de Lei 332/17 que determina tratamento apenas de ‘Senhor’ e ‘Senhora’ em lugar de ‘Excelência’ e ‘Doutor’ em qualquer lugar. Faz sentido. Ganhou, por ora, amplo apoio popular no site do Senado, até ontem com cerca de 3 mil a favor e só 395 contra.

Economia oral

Pode parecer banal, mas se o PL passar será um avanço histórico no trato entre iguais, em especial nos plenários, onde já houve troca de insultos com a nobre palavra, como “Vossa Excelência é um bandido”, e “Vossa Excelência que é um vagabundo”.

Ibama em chamas

A presidente do Ibama, Suely Araújo, e o superintendente do órgão no Amapá, Leonardo Melo, tiveram reunião em Brasília para – tentar – aparar as arestas. Em vão. Ele a acusa de atropelá-lo em operações no Estado contra madeireiros.

Motosserra

Aliás, as madeireiras fechadas no fim de julho na operação do Ibama comandada por Brasília no Amapá já voltaram a funcionar por força de liminar.

Refugiados

Já passam de 30 mil os venezuelanos que vagam sem rumo e sem teto nas ruas de Pacaraima (RR), na fronteira, e Boa Vista (RR), refugiados da crise do governo vizinho.

Café do Prata

Fundador do Hospital do Câncer em Barretos (SP), Henrique Prata promoveu ontem um café da manhã na cobertura do Anexo IV da Câmara Federal para homenagear cerca de 100 deputados que ajudam a instituição com emendas. E pediu apoio para manter a futura unidade que abrirá em Rio Branco, que terá custo mensal de R$ 500 mil.

Braço de Janot

O procurador federal Nicolao Dino, primeiro colocado na lista tríplice para assumir a PGR – mas preterido pelo presidente Temer – será um dos palestrantes da Conferência Internacional de Combate à Corrupção, que começa hoje no Rio.

Ratinho & animais

O deputado Ratinho Junior, lançado pelo pai apresentador de TV ao Governo do Paraná, apresentou a ‘Lei Ratinho’, que proíbe mutilações de animais no Estado. 

Tim Lopes

O 39º Prêmio Vladimir Herzog irá homenagear o jornalista Tim Lopes, que inspirou a fundação da Abraji, durante a cerimônia de entrega de premiações no dia 31 de outubro.

Ponto Final

A imagem de Janot no Senado é positiva entre aqueles que não foram alcançados pelas investigações

Do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), explicando quem gosta e quem odeia o ex-PGR Rodrigo Janot.

Coluna de Leandro Mazzinni

Últimas de Brasil