Esplanada: Temer convoca ministros para votar Reforma da Previdência

Medida pode ser votada em primeiro turno até o dia 20

Por O Dia

Rio - O presidente da República, Michel Temer, determinou ontem no fim da manhã uma convocação imediata de todos os ministros – palacianos e da Esplanada – para reunião neste fim de semana. Quer todos em Brasília a partir de hoje de plantão.

Determinou que ministros cancelassem agenda fora da capital e no exterior. A informação primária passada pelo Palácio é que surgiu uma oportunidade de votar até dia 20 em primeiro turno a PEC da Reforma da Previdência. Mas continua o vaivém de votos.

Plantonistas

Temer quer de plantão em Brasília, em especial, os ministros com atuação forte nas bancadas da base na Câmara. A contagem de votos é diária; aliás, horária.

Cara a tapa?

Mas há quem diga, na própria base, que não há clima nem quantidade para 308 votos da reforma. Nem este ano, nem ano que vem – principalmente antes da eleição...

Lula’n Rio

Lula da Silva vai ter encontro com sambistas da Beija-Flor e Mangueira no Rio de Janeiro dia 7, fora da agenda. E dia 8 faz ato público na UERJ. Quer festa.

Frente Lulista

Lula vai repetindo a coalizão de 2002. Os presidentes do PDT (Carlos Lupi), PT (Gleisi Hoffmann), PSB (Carlos Siqueira) e PCdoB (Luciana Santos) agendaram reunião para a última semana antes do Natal, em Brasília, para acertar a agenda da ‘Frente em Defesa da Democracia’. O nome do movimento foi definido há dias na capital.

Contrapeso

A Frente terá o apoio das Fundações Leonel Brizola (PDT), Perseu Abramo (PT), João Mangabeira (PSB) e Maurício Grabois (PCdoB) e vai mobilizar representantes da sociedade civil em defesa do sistema político presidencialista, entre outros objetivos.

Livre mercado

Venceu a voz do mercado livre. A Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara derrubou o projeto do deputado Áureo (SD-RJ) que alterava o modelo de atuação de shoppings, considerado referência no exterior. Foi apertado, por 13 votos a 11.

Ou seja..

..Prevaleceu a máxima de que o setor não é regulado em país nenhum, e continua a liberdade contratual entre lojistas e administradoras de shoppings.

Caderninho

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, só teve uma agenda oficial nos últimos sete dias – visitar o prefeito da sua Goiânia. De resto, tem tomado nota da situação da pasta.

Vergonha!

Mais de 3 meses depois da determinação da presidente do CNJ, Ministra Cármen Lúcia, para que os TJs e TREs liberassem a lista dos salários dos juízes, só os TJs de Minas e Espírito Santo, e o TRE de São Paulo disponibilizaram a lista nominativa-salarial.

In Memorian
A internet fechou ontem a tampa do caixão da versão impressa do colossal Diário Oficial da União, leitura obrigatória para quem deseja saber os pormenores dos Três Poderes, e quem é quem – e o que faz. A partir de hoje, só a versão online.

Bastidor

A Imprensa Nacional tem 155 anos, e o D.O.U. como o conhecíamos até ontem nasceu no Governo Sarney, no gabinete da Casa Civil do então chefe Marco Maciel. No lançamento do Plano Cruzado, a tensão era tanta que os funcionários da gráfica ficaram confinados de sexta a segunda, sem contato, para rodar o calhamaço histórico.

Banda de Ipanema

O saudoso Albino Pinheiro, fundador da Banda de Ipanema, será homenageado no livro que seu irmão Cláudio Pinheiro começou a escrever. Vai abordar a história da Banda e da Associação dos Moradores do elegante bairro carioca, uma das primeiras do País.

Ponto Final
Mais um da série de esculachos a políticos em aviões. ‘Viralizou’ nas redes um vídeo que flagra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) irritado – ele tentou derrubar o celular da mão da mulher que filmava e o provocava.

Últimas de Brasil