Esplanada: bolivianos do Judiciário fogem para o Brasil

Enquanto os presidentes Michel Temer e Evo Morales apertam as mãos por negócios, vai mal a relação diplomática entre os dois países

Por O Dia

Rio - Enquanto os presidentes Michel Temer e Evo Morales apertam as mãos por negócios, vai mal a relação diplomática entre os dois países. O Conselho Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, acaba de conceder refúgio no Brasil para dois expoentes do Judiciário boliviano. São o Fiscal Geral (equivalente a Procurador) José Juan Laguna Saavedra, e o capitão de polícia Marcelo Soza Álvarez. Eles participaram da investigação do Governo sobre a morte de três estrangeiros considerados suspeitos de planejar o assassinato do presidente da Bolívia, e descobriram algo mais.

Lupa na mão

Soza e Saavedra não concordaram com os indícios da investigação, descobriram algo que ainda não relataram e dizem que são ameaçados de morte. Fugiram para o Brasil.

O trio

O serviço de inteligência da Bolívia executou numa ação, em 2010, um croata, um húngaro e um romeno que circulavam por La Paz. Sem provas. Evo se explica até hoje.

No mais..

.. Evo alterou a Constituição e vai disputar o quarto mandato seguido para a Presidência.

Teixeira x Romário

Vai ficar para fevereiro o parecer da Advocacia do Senado sobre o pedido de cassação do senador Romário (PODE-RJ), feito pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O senador João Alberto, presidente do Conselho de Ética da Casa, aguarda o relatório para decidir o que fazer com o pedido.

Cabelo & canela

Antes de viajar de carro para Curitiba, onde foi trocar a tornozeleira eletrônica, José Dirceu cortou o cabelo na Barbearia, badalado salão que fica na Península dos Ministros,  m Brasília. Dirceu volta para passar Réveillon com a mulher e a filha.

Força, presidente

É grave o estado de saúde do ex-senador e ex-vice presidente Marco Maciel. Amigos e longa data o visitam e saem consternados. Maciel sofre de Alzheimer e não reconhece mais ninguém. Segue acamado e com auxílio de enfermeiros.

Campanha familiar

José Sarney passará o Natal e o Réveillon em São Luís. Ao lado de dona Marly e dos filhos Roseana e Zequinha, candidatos, respectivamente, ao Governo e ao Senado.

Cantor

Aluno de piano há 10 anos, Eduardo Suplicy vai gravar em março um CD com novo arranjo para ‘Eu sei que vou te amar’. No CD também terá, claro, música de Bob Dylan.

Negócio, não!

A Secretaria Nacional de Juventude investiga o comércio ilegal de passagens do ID Jovem, o cartão virtual da garotada que dá meia-entrada em eventos e passe livre nos ônibus. Uma jovem foi flagrada no Facebook negociando uma passagem interestadual.

Você leu

A Coluna cantou em primeira mão que a PGR Raquel Dodge pediria a revisão da delação premiada de Joesley Batista. Seu próximo alvo: cercar, devagar, o desafeto Rodrigo Janot, seu antecessor.

Leilão de arte

Móveis modernos do ícone Sérgio Rodrigues, e antiguidades raras que pertenceram a reis da França e Portugal, e à família imperial no Brasil. Tudo isso estará reunido no leilão do acervo de Paulo Roberto Barragat, em janeiro, no Rio. A exposição está na galeria Chez Barragat.

Festa na pista

A classe política está tão em baixa que agora há convite oficial para (acredite) cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço. É para reforma do aeroporto de Balsas (MA).

Ponto Final

O PMDB voltará a ser MDB, nome de batismo. Levante a mão aí o leitor que acha que alguma coisa mudará no partido..

Últimas de Brasil