Por marta.valim

A economia brasileira cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – totalizou R$ 1,2 trilhão no período de janeiro a março, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB teve alta de 1,9%. Em 12 meses, a economia acumula crescimento de 2,5%.

Na comparação com o último trimestre do ano passado, houve crescimento na agropecuária (3,6%) e nos serviços (0,4%). Por outro lado, a indústria teve queda de 0,8%.

Em relação à demanda, só houve crescimento no consumo do governo (0,7%), pois foram registrados recuos no consumo das famílias (-0,1%) e formação bruta de capital fixo, ou seja, nos investimentos (-2,1%).

No setor externo, as exportações caíram 3,3%, enquanto as importações subiram 1,4%.

PIB de 2013 é revisado

O IBGE revisou o PIB de 2013, de 2,3% para 2,5%. A revisão considerou a reformulação da pesquisa Produção Industrial Mensal-Produção Física (PIM-PF).

A economia, no último trimestre de 2013, cresceu 0,4% e não 0,7%, na comparação com o período anterior. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2012, o crescimento foi 2,2%, em vez do 1,9% divulgado anteriormente.

Você pode gostar