Por monica.lima

São Paulo - Os consumidores das classes A e B, que sempre priorizaram a qualidade do produto em prol do preço, estão revendo seus critérios. É o que aponta pesquisa sobre hábitos de consumo dos brasileiros realizada pela Fecomercio-RJ, em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos. Segundo o levantamento, 76,3% dos entrevistados das classes A e B afirmam que o preço é um fator determinante na decisão de compra — em 2013, apenas 67,7% faziam essa ponderação. Mesmo assim, a qualidade do produto ainda é fator decisivo para esses consumidores.

“A tomada de decisão do consumidor de menor renda passou a considerar na última década outros pontos além do preço, mas este segue como fator fundamental, ainda mais em um período de adversidades no cenário econômico. Já entre os consumidores do topo da pirâmide social, a qualidade geralmente pesa mais que o preço. Agora, também pelas circunstâncias atuais da economia, marcada por inflação e juros em alta, essa distância entre classes diminuiu no último ano”, diz Christian Travassos, gerente de economia da Fecomercio RJ.

Na prática, o preço é apontado como determinante por 82,2% do total de consumidores, enquanto a qualidade é citada por 77,1%. A marca é considerada importante para 17,9%, enquanto o conforto é primordial para 12,1% deles. Entre as classes C, D e E, mais de 80% dos consumidores afirmam que o preço tem a maior relevância na hora da compra.

Outra mudança observada pelo estudo é que a internet vem avançando como meio de informação sobre ofertas do comércio: 8,5% dos consumidores ficam sabendo das promoções do setor pela web; em 2009, a menção do meio digital era praticamente nula.“Contudo, a televisão ainda é o principal veículo mencionado pelos pesquisados, citado por 46,3%. E ainda ainda há o predomínio do carro de som nas cidades de pequeno porte, com 20,2% das menções”, afirma o economista. Segundo ele, o crescimento da internet é horizontal, alavancado pela popularização dos dispositivos móveis. “Observamos que, apesar da queda geral do volume de vendas dos eletroeletrônicos no ano passado, as vendas de tablets e smartphones cresceram na contramão do setor e continuam com boas perspectivas”, frisa.

O estudo também observou que os brasileiros estão adiando investimentos de maior valor. Este ano, 22,5% dos entrevistados dizem que vão reformar a casa, contra 23,7% no ano passado. A compra de um carro novo é a prioridade de 14,2% dos consumidores (15,1% em 2014). Já a compra de eletrodomésticos está nos planos de 12,5% (15,3% em 2014) e a aquisição de imóveis, de 12,4% (15,8% em 2014). “Há um efeito retrovisor nessa retração de consumo. Além da alta da inflação observada no ano passado, este ano há o impacto da alta dos juros no bolso dos brasileiros e o medo do aumento do desemprego”, diz Travassos.

O estudo aponta ainda que, para 76%, a escolha do local da compra é determinada pelo preço, enquanto para 62% é pela qualidade do produto.

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