Por bruno.dutra

Rio- Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira para amostrou que a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), tem 39% das intenções de voto no primeiro turno, contra 25% de Marina Silva (PSB) e 19% de Aécio Neves (PSDB). Em relação ao levantamento anterior, Dilma oscilou um ponto percentual para cima, enquanto Marina perdeu três pontos. 

A pesquisa também trouxe simulações para o segundo turno. Na disputa entre Dilma e Marina, a petista subiu um ponto percentual em relação a pesquisa da semana passada, e agora está com 42%, enquanto Marina perdeu dois pontos, e passou de 41% para 38%. Com o resultado, as adversárias estão empatadas tecnicamente no limite da margem de erro. Votos em branco e nulo somam 12%, e indecisos, 8%.

Na simualação entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a atual presidenta caiu um ponto percentual, e agora está com 45%, enquanto o tucano manteve os mesmos 35% registrados no Ibope da semana passada. Votos brancos e nulos somaram 12%, e indecisos, 8%.

Em cenário entre Aécio Neves e Marina Silva, a ex-senadora teria 38%, contra 34% do tucano. Com este resultado, os dois estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa. Votos em branco e nulo são 16%, e indecisos, 12%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00909/2014.

Datafolha

Na pesquisa Datafolha divulgada rambém nesta terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff (PT) se mantém na liderança da corrida eleitoral com 40% das intenções de voto, percentual inalterado em relação à última pesquisa. Marina Silva (PSB) caiu de 27% para 25%, enquanto Aécio Neves (PSDB) subiu de 18% para 20%, apontou o novo levantamento do Datafolha divulgada na noite desta terça-feira no portal UOL. Luciana Genro (PSOL) e o Pastor Everaldo Campos aparecem, cada um, com com 1%.

Em votos válidos - sem a porcentagem de brancos e nulos -, no primeiro turno, Dilma tem 45%, Marina 28% e Aécio 22%.

Em eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria por 49% a 41%, alterando o cenário de empate técnico do último levantamento. Contra o tucano, a presidenta também se reelegeria por 50% a 41%.

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores entre segunda e terça-feira. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Você pode gostar