Por bruno.dutra

Rio - Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira aponta a candidata Dilma Rousseff com 54% dos votos válidos, frente 46% do candidato tucano Aécio Neves.  Esta é a primeira vez que a petista aparece à frente de Aécio fora da margem de erro do levantamento.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%, portanto, tecnicamente empatadado.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Dilma aparece com 49% das intenções de coto, contra 41% de Aécio Neves.  Brancos e nulos somaram 7% e os que não sabem ou não responderam são 3%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%

Datafolha

Já a pesquisa do datafolha mostra que a candidata Dilma Rousseff tem 53% dos votos válidos, frente 47% do candidato tucano Aécio Neves. Esta é a primeira vez que a petista aparece à frente de Aécio fora da margem de erro do levantamento.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 22, Dilma tinha 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos. Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Dilma Rousseff tem 48% das intenções de voto, contra 42% de Aécio Neves.

Votos brancose nulos somaram 5% e os que não souberam também somaram 5%.

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores em 399 municípios nos dia 22 e 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%

Você pode gostar