Por monica.lima
Rio - Há 30 anos, Tancredo Neves era eleito presidente da República. Não foi pelo voto direto como pediram os brasileiros no ano anterior, no movimento Diretas Já, mas a data marca o início da redemocratização do país, depois de 21 anos de ditadura militar.
No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), venceu Paulo Maluf, do PDS (Partido Democrático Social), governista e de maioria no Congresso, por 480 a 180 votos. O mandato de seis anos, porém, não seria cumprido: doente, Tancredo não pôde assumir dando lugar ao vice, o maranhense José Sarney, da Arena (Aliança Renovadora Nacional), que tomou posse em 15 de março. Tancredo morreria 37 dias depois.
A multidão na Cinelândia%2C no Rio%2C comemora a eleição do primeiro presidente civil%2C depois de 21 anos de ditadura militar%2C em 15 de janeiro de 1985Agência O Dia

A eleição foi realizada em clima de festa. No Centro do Rio, um placar instalado na Cinelânda reuniu uma multidão que acompanhava o pleito. Em Jacarepaguá, acontecia a primeira edição do Rock in Rio, e o resultado foi comemorado no palco e na plateia. Era o início da chamada Nova República, termo criado por Tancredo para designar a nova fase da história política brasileira. Durante o governo Sarney, com o deputado Ulysses Guimarães à frente, foi promulgada a nova Constituição do Brasil. Chamada Constituição Cidadã, a 7ª Carta Magna do país recebeu este nome porque, pela primeira vez, as leis passaram a ser norteadas pelo direito à liberdade, à democracia e a justiça social.

Na foto, de 8 de fevereiro de 1985, Tancredo Neves, no centro, ao lado do neto Aécio Neves (à direita), chega ao Galeão para embarcar para Brasília. Presidente eleito, ele articulava a formação de seu ministérioAgência O Dia
Publicidade
Em 1988, ainda no governo Sarney, acontece o racha histórico do PMDB, partido de oposição que capitaneou as mudanças desde o movimento das Diretas Já. Franco Montoro, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, entre outros, saem da legenda e fundam o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Sarney governou até 1989, ano em que foram realizadas as primeiras eleições diretas para presidente, após a instalação da Nova República. Fernando Collor, do desconhecido PRN (Partido da Reconstrução Nacional) foi o primeiro presidente eleito. Afastado por impeachemnt, foi substituído pelo vice Itamar Franco. Em 1994 e em 1998, o PSDB leva à Presidência Fernando Henrique Cardoso. Em 2002 e 2006, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente pelo PT (Partido dos Trabalhadores); em 2010 e 2014, seu partido elege a presidenta Dilma Rousseff.