Cuidados com a pele no inverno

Especialistas ensinam a manter a pele saudável mesmo com chuva e frio

Por O Dia

Rio - O inverno já chegou e há quem defenda que a estação deixe as pessoas mais bonitas e elegantes. Para as cariocas, então, poder tirar os casacos, botas e cachecóis do armário é sempre uma ocasião especial. E para acompanhar os looks mais sofisticados, nada melhor que uma pele sempre bonita e saudável. D Mulher conversou com especialistas em pele, maquiagem e estética para você aprender a ficar com o rostinho lindo e hidratado, mesmo no clima mais frio do ano.

Especialistas dão dicas para manter a pele saudável no invernoDivulgação

Protetor solar: precisa?

De acordo com a dermatologista Maria Paula Del Nero, dermatologista e consultora da Netfarma, no rosto, é fundamental não deixar de usar o protetor solar com FPS de, no mínimo, 15: "É imprescindível em qualquer época do ano. Além de filtrar o efeito da radiação ultravioleta (os famosos 'raios UV'), ele oferece uma camada a mais de hidratação à pele". A esteticista Cleide Rozendo concorda: "Pode conter até os danos causados pelas luzes artificiais ou pelo calor de locais fechados".

Cuidados ao lavar o rosto

Apesar da tentação da água quente, o ideal é não ultrapassar muito a temperatura natural do corpo, 36,5ºC, especialmente se for um banho prolongado. Temperaturas muito altas podem retirar a oleosidade natural da pele, necessária para a hidratação.

Também é preciso ter parcimônia com o uso dos sabonetes — em excesso, também podem prejudicar a pele. "Para pessoas com a pele seca, são indicadas as fórmulas neutras, glicerinadas, hidratantes, compostas por óleos vegetais ou as versões líquidas, que tendem a ser menos ácidas e, portanto, menos agressivas", explica a Dra. Maria Paula.

Hidratação

A doutora explica que os hidratantes e loções devem ser aplicados logo após o banho, no máximo três minutos depois, quando os poros estão abertos e os produtos agem mais profundamente. E mesmo quem tem pele oleosa pode e deve hidratar o rosto — a maquiadora Natasha Sheeny, por exemplo, recomenda o uso dos sérums hidratantes, que são mais leves.

No esteticista

O inverno pode ser uma ótima época para apostar em tratamentos para a pele, explica Cleide Rozendo, da Clínica Rosa Beleza, em São Gonçalo. "Os procedimentos que usam ácido, por exemplo, são ideais para esta época do ano, quando há menos incidência solar e a pele é menos agredida". 

Além disso, quem pretende fazer procedimentos estéticos no corpo, como massagens modeladoras, já pode aproveitar o tempo frio para se adiantar e dar início ao projeto verão. "Minhas clientes já começam por agora, para poder arrasar na praia quando chega o final do ano", contou a esteticista.

E a maquiagem?

??As mulheres que não abrem mão de uma make no dia a dia podem comemorar: o inverno é a melhor época para se maquiar. "Sem o calor, a durabilidade é muito maior, além de não piorar a pele oleosa e haver menos suor", explica a maquiadora Natasha Sheeny, do Ateliê Natasha Sheeny em Icaraí, Niterói, na Região Metropolitana.

No inverno as maquiagens podem ficar mais elaboradasAcervo Pessoal / Natasha Sheeny

A dica para fazer uma make poderosa no frio é investir em bases mais hidratantes e produtos em creme: "Produtos com efeito matte podem fazer com que a pele descasque, por exemplo. Já os produtos mais hidratantes, como base, blush e iluminador, deixam a pele com um brilho natural, um efeito glow". 

Para os dias chuvosos, o principal é apostar em um rímel à prova d'água: "Se molhar, o rímel é a primeira parte da maquiagem que vai derreter. O ideal é usar as versões à prova d'água em qualquer época do ano, porque o suor também pode fazer com que ele estrague a maquiagem". 

O tempo também é ideal para maquiagens mais elaboradas: "No verão se usa muito menos maquiagem, por causa do calor. No inverno as mulheres  podem aproveitar para pesar um pouco mais na pele e na sombra, usar batons escuros e vermelhos, uma pele glow... Com um delineado de gatinho e um batom escuro dá pra ir do trabalho ao happy hour, super versátil e atemporal", diz a profissional.


Reportagem da estagiária Nadedja Calado, com supervisão de Marlos Mendes

Últimas de _legado_D Mulher