Por leandro.eiro

Rio - Dia de festa e expectativa nesta quinta-feira na Cidade das Artes. Com uma história repleta de polêmicas, desde o começo de sua construção em 2002, enfim, o local inicia uma programação com dança, teatro, música, literatura e exposição, fazendo valer a sua troca de nome — já que, antes, se chamava Cidade da Música. “Esse prédio foi feito com o nosso dinheiro. Por isso, temos que fazê-lo funcionar”, defende o presidente da Fundação Cidade das Artes, Emilio Kalil.

'Tatyana'%2C da Cia. de Dança Deborah ColkerDivulgação


Em janeiro, o espetáculo ‘Rock in Rio, O Musical’, inaugurou a Grande Sala do local em sistema soft opening, espécie de período de testes. Agora, novos espaços são abertos, como o Teatro de Câmara e as Salas de Ensaio e Literatura. “Depois de janeiro, fizemos uma lista interminável para melhorias, que vão da adequação dos banheiros até a numeração das cadeiras”, conta Kalil, que também é responsável pela programação artística e a administração da Cidade das Artes. “Agora, estamos prontos para todos os tipos de atividades”, completa.

Se a ordem é agradar a uma diversidade de gostos, os eventos foram bem escolhidos. Comemorando 20 anos da Cia. de Dança Deborah Colker, o grupo apresenta ‘Tatyana’, na Grande Sala. Quase que simultaneamente, Marco Nanini, leva para o palco do Teatro de Câmara o monólogo ‘A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento’, e empolga-se: “O espaço é muito grande, uma coisa descomunal. Sempre passo por ali no caminho para o trabalho (o Projac, complexo de estúdios da Globo) e nunca imaginei que ia participar da estreia de lá”.
Publicidade
As opções não param por aí e se estendem ao recital da pianista Tamila Salimdjanova, do Uzbequistão; o espetáculo multimídia ‘Astronauta’, de Maria Borba; a instalação do artista plástico Paulo Vivacqua; performances do coletivo Opavivará e, por fim, o show ‘Deixa a Nega Gingar’, de Elza Soares, que faz parte do projeto ‘Garagem Gamboa na Barra’.
“Agora precisamos olhar para a frente. O importante é que a Cidade das Artes inicia uma programação ampla, eclética e de qualidade”, conclui o presidente do espaço.
A Cidade das Artes fica na Avenida das Américas 5.300, Barra da Tijuca. Informações: 3410-2768.
Publicidade
Você pode gostar